Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura disponibiliza serviços às comunidades tradicionais

 

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), passa a disponibilizar uma série de serviços às comunidades tradicionais. A ação visa garantir acesso aos benefícios oferecidos pelo governo federal, a exemplo do Bolsa Família, às vagas de emprego oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e o acesso à casa própria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Também será realizado atendimento psicossocial pelas equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), atendimento jurídico e INSS para donas de casa. Serão favorecidas milhares de famílias filiadas aos mais de 1,3 mil terreiros cadastrados em Salvador, e grupos específicos como os pescadores artesanais, agricultores familiares, catadores de material reciclável e os remanescentes dos quilombolas.

 

"As ações de valorização das políticas públicas para as comunidades tradicionais estão previstas em lei, mas havia uma queixa de que a Prefeitura  não prestava nenhum serviço de caráter social a elas. Vamos resgatar essa dívida, de imediato, para que suas demandas, que são muitas, possam ser atendidas. Para tanto, iremos de terreiro em terreiro, de comunidade em comunidade, em qualquer parte de Salvador", pontua o secretário Maurício Trindade.

 

O objetivo é contemplar as famílias pertencentes às comunidades dos terreiros a partir da próxima semana. Para isso, as equipes de trabalho da secretaria se reúnem na segunda-feira (29) com a presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Banto na Bahia (Akibanto), Ana Maria Placidino, e com representantes dos diversos terreiros para definir a programação e a estratégia de atuação.

 

Skip to content