Logo Prefeitura de Salvador

População busca postos municipais para vacinação contra Influenza

Procura foi intensa nesta segunda-feira (15), primeiro dia da campanha

Idosos, crianças menores de 2 anos de idade, gestantes,  portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde têm até o dia 31 de maio para se vacinar contra a Influenza (gripe). A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi iniciada nesta segunda-feira (15) e abrange as unidades da Secretaria Municipal de Saúde em toda a cidade. O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortes causadas pela doença.

 

Segundo a enfermeira-chefe da Fundação José Silveira, que funciona no 5º Centro Municipal de Saúde, Cláudia Menezes, a prioridade para idosos e crianças, assim como gestantes, é devido à maior vulnerabilidade desses grupos. "Todos eles têm baixa imunidade e, por isso, são priorizados na campanha", conta, lembrando que as mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias também podem se vacinar.

 

No caso dos profissionais de saúde, é importante que se imunizem já que estão mais expostos a vários tipos de doenças e infecções. Cláudia Menezes destaca que, para as pessoas mais vulneráveis, a Influenza pode representar um grande risco, inclusive levando pacientes à morte, através de outras complicações como a pneumonia.

 

Neste primeiro dia, muitas pessoas já procuraram o 5º Centro, que é recorrentemente uma das unidades mais procuradas para vacinação na cidade. Uma das primeiras a chegar à unidade foi a dona de casa Socorro Assad, 76 anos. Ela disse que já participou de todas as campanhas e sente muito mais protegida com a imunização. "A vacina funciona, raramente fico gripada. Por isso vim logo no primeiro dia e já chamei várias amigas para se vacinarem também", diz Socorro.

 

Mãe de Amanda de apenas 1 ano, Cláudia Ribeiro Santos ainda não sabia da campanha e foi levar a filha para a cumprir a agenda normal de vacinação. "Agora que soube, vou tentar vacinar minha filha também, para garantir a saúde dela", afirma. Em Salvador, as unidades de saúde vão atender à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Prevenção – De acordo com os profissionais de saúde, a imunização é a principal medida preventiva, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza. Em 2011, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 110 mortes por gripe em todo o Brasil. Em 2012, foram confirmados 16 casos de Influenza A H1N1 no Estado da Bahia. Do total, 7 casos aconteceram em Salvador.

 

Nesta campanha, a meta é vacinar 80% das 465 mil pessoas que compõem o público alvo em Salvador, do qual fazem parte também a população privada de liberdade e indígenas. Além dos postos de saúde, a vacinação também será oferecida em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias.

 

No Dia D da campanha, 20 de abril, além do funcionamento das unidades tradicionais, a Secretaria Municipal da Saúde instalará postos de vacinação em áreas de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, igrejas e escolas, ampliando o acesso da população.

Skip to content