Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura e Coelba levam atendimento móvel a Fazenda Grande do Retiro

Esta é a segunda parceria entre a Prefeitura e a Coelba para atendimento itinerante

Graças à parceria entre a Prefeitura do Salvador e a Coelba, os moradores da Fazenda Grande do Retiro e região terão acesso facilitado a serviços como cadastramento nos programas Bolsa Família e Tarifa Social de Energia, além de receberem doações de lâmpadas e refrigeradores de baixo consumo. A população pode buscar esses benefícios na Carreta Móvel do Projeto Energia com Cidadania, que estará no bairro a partir desta segunda-feira até o dia 18, no Largo do Retiro.

 

Esta é a segunda parceria entre a Prefeitura e a Coelba para atendimento itinerante. O primeiro atendimento foi realizado, em abril, no bairro do Uruguai, e acontece das 8  às 16h30, durante a semana. Aos sábados são prestados apenas os serviços de energia, das 8  às 12h.

 

De acordo com a Coelba, estão sendo oferecidos todos os serviços que há em uma de suas agências, a exemplo de troca de titularidade, mudança de endereço e parcelamento de dívida.  Os consumidores do bairro poderão ainda se inscrever no projeto Nova Geladeira. Para ter direito ao benefício, deverá estar em dia com a conta de energia, fazer parte da tarifa social e comprovar consumo médio de 80kwh/mês. Quem tiver ligação irregular, conhecida popularmente como "gato de energia" não poderá receber a geladeira nova. A Coelba também está distribuindo lâmpadas fluorescentes compactas.

 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), levou para o bairro os serviços relacionados ao Programa Bolsa Família e aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O técnico da Semps, Walter Souza, explica que a população poderá buscar não só a inscrição no Bolsa Família como também fazer a atualização do seu cadastro no programa. A estimativa da Semps é atender 50 pessoas diariamente, até 18 de maio.

 

O motorista Marcus Vinicius Santos foi até a Carreta Móvel para a mulher se inscrever no Bolsa Família. Segundo ele, a chegada do segundo filho pesou muito no orçamento da família e por isso precisa da ajuda oferecida pelo programa. Diz que o fato de a Semps levar o serviço até o bairro facilitou muito sua vida. "Faz tempo que preciso inscrever minha família, mas nunca tinha tempo de levar minha mulher que está com um bebê de colo e não pode sair muito de casa. Foi muito bom ter o serviço aqui no bairro", conta Marcus, que aproveitou a visita ao local para assistir a uma palestra sobre como reduzir consumo de energia.

 

No Cras, os moradores do bairro poderão procurar atendimento para famílias em vulnerabilidade social e projetos diversos de inserção social, como grupos de idosos e de crianças. De acordo com o titular da Semps, Maurício Trindade, o órgão também vai promover uma série de palestras para o público enfocando os temas Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, Benefícios Sociais e Cidadania.

Skip to content