Logo Prefeitura de Salvador

Começa Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão

Atividades educativas serão realizadas para estimular a prevenção e controle da doença

Para uma vida com menos pressão. Esse é o tema da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que começou hoje (22) e vai até a próxima sexta-feira (26), nos postos de saúde do município com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença, como evitá-la e a importância do tratamento.

 

Pesquisa do Ministério da Saúde indica que a hipertensão arterial atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Por isso, a abordagem será com foco nos benefícios da prevenção por meio de uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Por ser de alta prevalência e possuir baixas taxas de controle, a doença é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Cerca de 7,6 milhões de mortes no mundo foram atribuídas à elevação da pressão arterial, sendo que mais da metade entre 45 e 69 anos.

 

Em Salvador, a campanha tem apoio da Secretaria Municipal da Saúde, que, através dos postos de saúde, realizará atividades educativas para a população em geral sobre os benefícios da prevenção e os riscos da hipertensão, mostrando de forma simples e positiva que o controle da pressão arterial melhora a qualidade de vida.

 

O Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho foi um dos que preparou uma vasta programação em torno da campanha. Nesta segunda-feira (22), o Centro de Saúde Santa Cruz abordou o tema "Como combater e prevenir a hipertensão", através de uma palestra com os enfermeiros, técnicos de enfermagem e de nutrição. Ao longo da semana haverá sala de espera com verificação da pressão arterial dos pacientes, assim como, orientações e solicitações de exames àqueles que apresentarem alterações nos níveis pressóricos.

 

Confira mais atividades:

9º Centro de Saúde Sabino Silva (Nordeste de Amaralina)

De 22 a 26 de abril:- Atividades educativas em grupos e sala de espera pela Equipe de Enfermagem, Serviço Social e Nutrição;- Aferição de Pressão Arterial e distribuição de material educativo;- Cadastramento no Programa Hiperdia e entrega da Caderneta do Idoso;

 

5º Centro de Saúde Clementino Fraga (Avenida Centenário)

De 22 a 26 de abril:- Abordagem dos pacientes do ambulatório com verificação da pressão arterial;- Palestra com educador físico para os pacientes hipertensos; Unidade de Saúde da Família Garcia- Atividades educativas de prevenção, na área de abragência, com pacientes acamados;- Vacinação contra Influenza para pacientes acamados e com dificuldade de locomoção que sejam hipertensos;- 23/04 – Atividade com o grupo de idosos "Amanhã sem dor", no auditório da unidade;

 

Mais Social- 22/04: Mural da Saúde com exposição de informativos relacionados ao tema; Vídeo educativo em sala de espera: "Você sabe o que é Hipertensão?";- 23/04: Sala de Espera com o tema: "Cuidados Essenciais na Infância para Prevenção da HAS"; Vídeo Educativo sobre Obesidade Infantil;- 26/04: Palestra: "A importância da Alimentação Saudável e Atividade Física Regular na Prevenção e no Controle da HAS" Centro de Saúde Santa Cruz- 24/04/2013 – Palestra Educativa com tema: Prevenindo a Hipertensão na Gravidez. Turno Vespertino – Palestrante Márcia Libório;- 26/04/2014 – Palestra Educativa com tema: Hipertensão se previne desde a Infância. Turno Matutino. Palestrantes: enfermeira Dionise Dias, nutricionista Sarita e técnica de enfermagem Ivana Ferreira.

Skip to content