Logo Prefeitura de Salvador

Nova ligação Paralela/Orla vai ficar pronta em sete meses

 

Uma nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica será entregue à população pela Prefeitura do Salvador até o final do ano. Sete meses é o prazo anunciado pelo secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, para a Avenida Tamburugy ficar pronta.

 

Quando for inaugurada, a via vai ganhar até um novo nome: Avenida Dodô e Osmar. A homenagem aos inventores do trio elétrico foi inspirada no traçado da pista que se bifurca em determinado trecho e depois se une novamente. "A exemplo da genial dupla baiana, a via é duas em uma", justifica Aleluia.

 

O secretário informa que a nova avenida já está pavimentada, mas sem condições técnicas de operação ainda. "Faltam sinalizações vertical e horizontal, e iluminação. Além disso, é necessária a conclusão da marginal da Avenida Paralela, no sentido Aeroporto, entre o Shopping Paralela e a FTC, para que seja possível a interligação das vias", esclarece.

 

A via marginal da Avenida Paralela, no sentido Aeroporto, que hoje vai da Ferreira Costa até antes do Shopping Paralela, vai ser estendida até a Avenida Orlando Gomes. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), definindo as obras, foi assinado no início de abril pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Ministério Público da Bahia (MP) e o Shopping Paralela.

 

São necessários dois acessos da Avenida Paralela à futura Avenida Dodô e Osmar, pela via marginal. O de entrada vai precisar da remoção do reservatório de água do Shopping Paralela e o de saída da terraplenagem do trecho em frente à FTC. Já foi acordada com as partes a realização dessas intervenções, que constam no TAC, firmado com o MP.

 

A futura Avenida Dodô e Osmar, atualmente Tamburugy, tem uma extensão de quatro quilômetros. A via vai ligar a Avenida Paralela à Avenida Trobogy e aumentar a capilaridade viária na região.

Skip to content