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Professores participam de formação do Pacto Nacional de Alfabetização

Ação faz parte da Operação Alfabetiza Salvador e visa permitir a troca de experiências e aperfeiçoamento das práticas no ensino aos alunos

No último sábado (8), professores da rede municipal de Salvador estiveram presentes no II Encontro Pedagógico da formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Durante todo o dia, cerca de 950 docentes participaram de palestras, oficinas e trocaram experiências em 11 polos divididos por Coordenações Regionais de Educação.

 

A formação, que faz parte da Operação Alfabetiza Salvador, lançada em março e iniciada em abril, tem como objetivo discutir a alfabetização dos alunos, além de permitir a troca de experiência e o aperfeiçoamento das práticas. A formação tem carga horária de 180 horas e as atividades vão até o mês de novembro.

 

A coordenadora do Pacto no município, Alana Márcia de Oliveira, explicou que o objetivo maior do PNAIC é conseguir alfabetizar as nossas crianças até os oito anos de idade e assim, erradicar o analfabetismo na rede. "Nessas formações, os professores estão sendo acompanhados pelos orientadores de estudo, que são formados todo mês pela Ufba e, juntos, estão trabalhando para melhor atuar em sala de aula", completou Alana.

 

"Todo professor tem que ser pesquisador e, com essas formações, além de refletir sobre a sua prática, ele vai em busca de novas ideias que somem no seu fazer pedagógico", destaca a professora do 3º ano  da Escola Municipal de Luiz Anselmo, Cristina Souza. Perguntada sobre o programa, a professora diz que o escolheu por seguir a mesma linha do que já vem trabalhando em sala de aula. "O PNAIC casa com a proposta que já existe na rede que é fazer os alunos aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser", concluiu.

 

Alfabetiza Salvador

A Operação Alfabetiza Salvador tem como metas desenvolver o educando para o exercício pleno da cidadania e das competências específicas para cada etapa de escolarização; garantir o apoio necessário para a alfabetização em caráter especial dos alunos dos demais anos de escolarização; e instrumentalizar os professores à revisão permanente de suas práticas.

 

A estratégia, que também prevê a alfabetização dos alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano, foi criada a partir da necessidade de corrigir a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e matemática e oferecer alternativas para melhoria da qualidade da educação. Além disso, a operação tem a finalidade de preparar a rede para a construção de um sistema estruturado de ensino, capaz de elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Também serão realizadas avaliações externas bimestrais em língua portuguesa e matemática e os docentes que atuarem na operação receberão gratificação financeira até o término da ação, em dezembro deste ano.

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