Logo Prefeitura de Salvador

Canal do Bate-Estaca passa por requalificação

 

A Prefeitura de Salvador apresentou no sábado (18), no Espaço Cultural Alagados, no fim de linha do bairro do Uruguai, o projeto de requalificação do Canal do Bate-Estaca, que vai beneficiar toda a região da Cidade Baixa. O projeto, discutido com a comunidade durante as últimas semanas, prevê a recuperação de equipamentos públicos como quadras e calçadas, melhoria da iluminação pública, acessibilidade, investimentos em paisagismo urbano, espaços de lazer, esporte e convivência social num trecho de aproximadamente 1,7 quilômetro da cobertura sobre o canal.

 

O primeiro passo começou a ser dado nesta segunda-feira (20): a limpeza do canal, num prazo de 30 dias, e a reposição de placas de cobertura que estão danificadas. Essa primeira etapa deve consumir recursos da ordem de R$200 mil, segundo estimativas da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec). A apresentação completa do projeto coube ao presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Luiz Baqueiro e contou com a presença do prefeito ACM Neto, que esclareceu dúvidas e acolheu sugestões da comunidade que lotou o espaço.

 

"Numa obra como essa, vamos precisar do apoio de todos. Vocês têm que assumir aqui o compromisso de que não vão, por exemplo, depositar mais lixo sobre o canal, pois vamos entregar um belo equipamento que vai servir principalmente para o lazer e a convivência de vocês. Se fizerem isso, vamos poder investir ainda mais na Cidade Baixa", pediu o prefeito.

 

Na ocasião, também foram destacadas ações da Prefeitura em andamento na Cidade Baixa, a exemplo das obras na Rua Nilo Peçanha, que serão concluídas esta semana; recapeamento asfáltico da Avenida Caminho de Areia; reforma completa da unidade de saúde Ministro Alckmin, em Massaranduba; melhoria da iluminação no próprio Uruguai e Baixa do Petróleo, de onde foram retiradas toneladas de lixo, inclusive na região das palafitas. Dentre os compromissos assumidos estão a extinção das palafitas, transferindo as famílias para habitações populares do Minha Casa, Minha Vida, e a requalificação da Baixa do Fiscal.

 

Requalificação do canal

O projeto de requalificação do Canal do Bate-Estaca foi dividido em dez trechos. A iniciativa vai solucionar de forma definitiva o problema dos alagamentos na região, frequentes no período de chuvas. A intervenção também possibilitará a criação de uma nova área de lazer e prática de esportes, com paisagismo e espaços de convivência, a exemplo de mesas de jogos e estacionamentos. Será feita, ainda, a organização da coleta de lixo, a acessibilidade para portadores de deficiência e iluminação.

Skip to content