Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura ampliará abrigamento para moradores de rua

A Prefeitura do Salvador deverá disponibilizar, ainda este mês, mais 250 vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). As obras de recuperação e adaptação dos dois novos imóveis – um na Baixa dos Sapateiros, com capacidade para acolher 100 pessoas, e outro nas Sete Portas, com capacidade para 150 pessoas – já estão em fase de finalização.

 

Atualmente, a Semps possui no bairro de Roma a Casa de Passagem, com capacidade para receber 100 pessoas, e o Albergue Noturno, para 40 pessoas. "É muito pouco para a intensa demanda que temos. Por isso, praticamente vamos dobrar o número de vagas em curto espaço de tempo", afirmou o secretário Maurício Trindade.

 

Ainda de acordo com Trindade, a  médio  prazo, deverão ser oferecidas outras 700 vagas. Para isso, foram escolhidos outros três imóveis, cujo processo de desapropriação já está na fase final. No total, serão 1.090 vagas para acolher moradores de rua.

 

Além das unidades de abrigamento, a secretaria também dispõe de duas unidades do Centro de Referência Especializada da Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que funcionam na Baixa dos Sapateiros e no Largo de Roma. No Centro Pop, no período diurno, as pessoas que são acolhidas pela Semps têm espaços destinados à realização de atividades coletivas, higiene pessoal, alimentação e espaço para guarda dos pertences pessoais, além de atendimento psicossocial.

 

Cada uma das duas unidades atende, em média, 80 pessoas por dia – mais do que a capacidade normal. "Para atender a essa demanda, um novo centro será instalado, no mesmo prédio onde funcionará o abrigo nas Sete Portas. Lá, o novo Centro Pop poderá receber 100 pessoas por dia" afirma o secretário.

Skip to content