SPMJ inicia Semana do Bebê 2021 com programação virtual

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ) iniciou, nesta segunda-feira (23), mais uma edição da Semana do Bebê, coordenada pelo órgão em parceria com a plataforma dos Centros Urbanos do Unicef – PCU Vozes da Cidade. Na palestra de abertura, que contou com a participação da vice-prefeita e secretária de governo (Segov) Ana Paula Matos, foi abordado o tema “Primeira Infância: os Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Infantil Saudável”.

A vice-prefeita iniciou a fala lembrando que é preciso fortalecer todas as políticas públicas da primeira infância. “Nós sabemos que os dois primeiros anos do bebê são fundamentais para sua formação e desenvolvimento. Nessa fase, a nutrição tem papel importantíssimo, assim como um ambiente saudável e feliz”, destacou, reforçando que a gestão municipal continuará dando prioridade absoluta às crianças.

A gestora defendeu que, por uma questão de pobreza, existe um resgate histórico a se fazer, principalmente no combate às desigualdades. “As crianças que sofrem são as que estão na periferia e precisam de reforço alimentar e de um ambiente familiar para o seu crescimento”, justificou.

Matos também reconheceu o trabalho da Unicef e reforçou o seu apoio e compromisso, para que Salvador tenha políticas públicas eficazes, que permitam que a criança cresça num ambiente feliz, com alimentação adequada, estímulos sensoriais e cognitivos adequados.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, falou sobre a atuação do município, lembrando as dificuldades relacionadas à desigualdade social e econômica, que precisam ser superadas. Segundo ela, ter uma semana voltada para a discussão sobre a primeira infância é um marco histórico. “É extremamente positivo, com divulgação de boas práticas e reflexão sobre um tema relevante, pois a primeira infância é o momento inicial do desenvolvimento do ser humano”, lembrou.

A secretária destacou ainda a importância nutricional na dieta das crianças, porque o déficit nutricional pode acarretar um prejuízo vitalício. “Essas crianças são o futuro, precisamos ter um olhar especial para isso. Ações como essa e reflexões sobre o tema fazem a diferença”, concluiu.

Parceria – O evento contou ainda com a participação de Helena Oliveira, representante da Unicef, que considerou uma satisfação poder apoiar mais uma edição da semana. Ela lembrou que a Unicef e a Prefeitura de Salvador têm uma parceria de longa data e que, nos últimos nove anos, foram muitas as ações focadas na primeira infância.

“Estamos numa carreira de sucesso de público participante e de parceiros envolvidos, em todas as edições. Destaco a importância da parceria e o seu significado, principalmente para famílias soteropolitanas, que têm crianças de zero a seis anos”, afirmou.

A chefe do escritório da Unicef chamou atenção ainda para uma perspectiva mais ampla da infância e adolescência, com direito de proteger da violência, acesso ao ensino escolar, na idade certa, e todos os direitos inerentes à faixa etária do zero aos 18 anos. Helena aproveitou para lançar um desafio para a gestão: que sejam pensadas novas ações, a fim de avançar ainda mais até 2024.

As lives podem ser acessadas no canal do YouTube da Semana do Bebê de Salvador, através do link https://www.youtube.com/c/semanadobebesalvador/featured.
As atividades ocorrerão em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, devido à pandemia.

O público-alvo da semana é formado por gestantes e famílias com crianças, principalmente, até os seis anos de idade, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, além de agentes de saúde, líderes da Pastoral da Criança, dentre outros.

Confira a programação:

24/8 (terça-feira) – 14h

Roda de Conversa com Mulheres Grávidas

Local: Associação Bom Samaritano – Plataforma

26/8 (quinta-feira) – 14h

Ação externa (Codesal)

Palestra com Carine Prates

Local: Codesal – Avenida Bonocô

28/8 (sábado) – 16h

Live com Mirela Lucíola – Nutricionista

Mediadora: Dinsjani Pereira

Local: YouTube