SPMJ realiza live sobre saúde mental na quinta (27)

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) vai realizar a live Protagoniza Jovem, com o tema “Saúde Mental da Juventude”. O evento virtual acontece na quinta-feira (27), às 15h, no canal oficial da SMPJ no YouTube.

O encontro terá a participação do promotor de Justiça da Infância, Carlos Martheo Crosué; do psicólogo, psicodramatista, clínico e sócio educacional, Allan Maia; e do cantor e coralista Dande Azevedo. A atividade faz parte do Webinário da Juventude, que tem como objetivo esclarecer dúvidas de grande relevância para o público jovem.

A coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência, Dinsjani Pereira, explica que o evento é uma sugestão de um jovem aprendiz que atua na própria SPMJ. “Resolvemos iniciar com o tema ‘Saúde Mental da Juventude’, visto que as implicações do coronavírus e as medidas de distanciamento trouxeram consequências para todos nós”, frisa.

Importância – De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Metade de todas as condições de saúde mental começa aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

Em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes. As consequências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades. Sendo assim, a promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos são fundamentais para ajudar adolescentes a prosperar.