Stella Maris ganha iluminação modernizada em LED

Salvador passa a contar com mais uma localidade beneficiada com o programa Iluminando Nosso Bairro (INB). Desta vez, a iniciativa da Prefeitura foi concluída em Stella Maris, onde foram instalados 1.182 pontos de LED em 77 logradouros. A intervenção teve o investimento de R$ 1,3 milhão e foi entregue pelo prefeito Bruno Reis na noite desta quinta-feira (26), durante solenidade na Alameda Praia de Guarapari.

O chefe do Executivo municipal lembrou que o programa, além de deixar as localidades mais iluminadas, ainda traz outros benefícios aos cidadãos. “Essa iluminação colabora para aumentar a sensação de segurança, ajudando principalmente aos moradores que chegam tarde do trabalho ou aqueles que saem muito cedo. Além disso, deixa o bairro mais bonito e permite que a Prefeitura economize recursos, porque as lâmpadas consomem menos energia e têm a manutenção mais barata, por serem mais resistentes”, declarou Bruno Reis.

A relações públicas Lílian Viana, de 48 anos, avaliou as mudanças resultantes do Iluminando Nosso Bairro em Stella Maris. “As lâmpadas que existiam aqui estavam defasadas. Sempre tinha vários pontos queimados e escuros, o que dificultava a gente de andar com a segurança necessária. Na minha opinião, uma iluminação de qualidade como esta passa a trazer uma nova perspectiva aqui pra região. Poderemos  transitar mais tempo na rua à noite, curtir a praça sem ter o receio de caminhar num ambiente escuro que geralmente favorece à criminalidade”.

Tecnologia – O Iluminando Nosso Bairro é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), e utiliza o sistema LED – tecnologia mais moderna que vem sendo adotada na iluminação pública em cidades de todo mundo. Isso porque as lâmpadas desse modelo são mais eficientes, duráveis e econômicas em comparação com luminárias de vapor metálico e de sódio.

Há, ainda, diversas outras vantagens: numa eventual oscilação de energia, por exemplo, as luminárias antigas necessitam de reatores para ignição e funcionamento, o que pode levar até 15 minutos para o reacendimento completo. Em contrapartida, as lâmpadas de LED são resistentes a vibrações e não possuem problemas de queima ou falha de filamentos, pois, essa tecnologia se utiliza de um chip para o acionamento.

E mais: no aproveitamento luminoso, as lâmpadas de LED emitem luz direcional enquanto que os equipamentos de vapor irradiam luz em 360º – isso, portanto, faz com que ocorra invasão de luz em áreas que não precisariam ser iluminadas, provocando mais gastos energéticos.

Outro diferencial está no quesito eficiência. Os dispositivos de LED precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância e a durabilidade deles chega a ter vida útil entre 25 mil a 100 mil horas (superior aos de sódio, que contabilizam entre 18 mil a 32 mil horas de uso).

Modernização – Mais de 70% da iluminação pública da capital baiana já está modernizada com a tecnologia em LED após a criação do INB, em 2019. Só neste ano, o programa contemplou os bairros de Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, onde foram instalados 3.910 pontos de iluminação em LED, além de Campinas (843 pontos), Cosme de Farias (1.659), Tancredo Neves (1765), Alto do Coqueirinho (88), Resgate (389), Ribeira (469), Mussurunga (2.660), Vila Laura (410) e Engenho Velho da Federação (1.138).