Subúrbio Ferroviário ganha mais duas unidades de saúde

Trinta e três unidades totalmente reformadas, equipadas e mobiliadas. Esse é o total de postos de saúde entregues à população apenas no primeiro ano da atual administração municipal. Nesta quarta-feira (04), os bairros de Itacaranha e Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, foram beneficiados com unidades de saúde da família completamente requalificadas.

A atuação desses dispositivos amplia a cobertura da Atenção Básica na região de 38% em janeiro para 60% em dezembro. “Praticamente quase dobramos a cobertura, e para continuarmos ampliando a assistência necessitamos de mais profissionais. Para isso, 380 aprovados no concurso foram convocados ontem (03) e já começam a tomar posse ao longo da semana. Outros 300 profissionais serão chamados até o final do ano. Além disso, o prefeito nos garantiu contratar mais de mil agentes comunitários de saúde em 2014. Não conheço outra grande capital do país que tenha feito uma investimento desse porte em um momento de crise financeira”, comemorou o secretário da Saúde, José Rodrigues Antônio Rodrigues Alves.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito ACM Neto destacou que a prioridade do primeiro ano do governo era justamente realizar um amplo processo de recuperação da rede de saúde, e que até abril de 2014 estarão requalificadas 90 unidades, 70% do total, com equipes completas. O gestor aproveitou para parabenizar as equipes de atendimento pelo empenho e comprometimento com as atividade, ao tempo em que anunciou a implantação, no próximo ano, de um sistema de valorização profissional que irá premiar e remunerar os trabalhadores que apresentarem um bom desempenho.

“Vamos dar uma bonificação extra que vai desde o agente comunitário ao médico, chegando ao gerente. Ou seja, passando por toda equipe do posto. Isso porque os investimentos não serão suficientes se a equipe não estiver comprometida, motivada. Por isso vamos fazer uma análise de méritos e realizar uma remuneração diferenciada”, explicou.