Subúrbio vai receber iluminação em LED

O Subúrbio recebe ainda este ano uma moderna iluminação em LED, que permite uma economia de 50% no consumo de energia, tudo com recursos próprios do município. Os investimentos de R$ 2,3 milhões permitirão a aquisição de 660 novas luminárias para 330 postes em toda a extensão da Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana. A expectativa é que as intervenções sejam finalizadas em setembro, levando ao local a mesma tecnologia já implantada na Barra. A Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) também recebe luminárias em LED em parceria com a Coelba. Ainda serão beneficiados com a novidade outros trechos da orla que passam por obras de requalificação, a exemplo de São Tomé de Paripe e Tubarão, ambos no Subúrbio, e Ribeira, na Península de Itapagipe, com empenho de mais R$ 1,3 milhão.

Os investimentos em iluminação pública nesse ano devem superar os R$ 20 milhões, número muito maior ao registrado no ano passado – R$ 8 milhões –, quando a administração municipal encontrava maior dificuldade orçamentária para arrumar a casa. Entre as regiões com maior impacto estão Avenida Paralela, que recebe iluminação em LED através de uma parceria com a Coelba, e BR-324, que nunca teve qualquer intervenção do tipo, viabilizada em convênio com a Via Bahia, transformando o perfil dos bairros que margeiam a rodovia. A Prefeitura investe ainda em outras vias da cidade com luminárias metálicas em substituição às de vapor de sódio, aumentando a luminosidade e, por consequência, a sensação de segurança.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) investiu em 6,5 mil novas luminárias e na modernização, ou seja, no aumento da potência, de outras 1,1 mil. Em apenas seis meses desse ano, já foi possível investir em 3,5 mil novas luminárias e modernização de outras duas mil, número proporcionalmente maior ao registrado no ano passado. Foram beneficiados até aqui 33 bairros, 26 avenidas e 55 ruas da capital. Entre essas áreas estão Vasco da Gama, Dique do Tororó, Rio Vermelho, Ribeira, Calçada, Comércio, Boca do Rio, Ladeira da Montanha, Amaralina, Pituba, Liberdade, Santa Cruz, Itapuã, IAPI, Stella Maris, Castelo Branco, Canela, Federação, São Rafael, entre outras, demonstrando preocupação com todas as regiões da cidade.

Grandes obras – Além da Avenida Paralela, que recebe cerca de 550 novos postes em LED, e da BR-324, a ser beneficiada com cerca de mil luminárias metálicas, estão no rol de grandes obras o Bate Estaca, no Uruguai, que ganhou luminárias metálicas de 400 watts, assim como Avenidas Paulo VI, Carlos Gomes, Sete de Setembro, Otávio Mangabeira, Oceânica, Juracy Magalhães, Garibaldi, Reitor Miguel Calmon, Marechal Castelo Branco (Nazaré), Carybé (São Cristóvão), entre outras. Destacam-se, ainda, as intervenções nos trechos da orla que passam por obras de requalificação, a exemplo de São Tomé de Paripe e Tubarão, no Subúrbio, que recebem, juntos, 110 postes com luminárias metálicas de 400 watts, somando investimentos superiores a R$ 2 milhões.