Sucom apreende 68 equipamentos sonoros e multa 25 infratores na capital

Os agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram, entre sexta-feira (23) e domingo (25), mais uma edição da Operação Silere, uma parceria entre a autarquia e as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Transalvador. Os prepostos apreenderam 68 equipamentos sonoros. Além disso, 25 infratores foram multados por desrespeitar a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), e quatro responsáveis por estabelecimentos foram notificados para comparecer à sede da Sucom e regularizar pendências. Foram emitidos ainda 20 Termos de Apreensão de Bens (TABs).

As vistorias ocorreram em 25 bairros: Paripe, São Tomé, Fazenda Coutos, Periperi, Plataforma, Lobato, Mata Escura, São Gonçalo do Retiro, Cabula, Águas Claras, Retiro, Itapuã, Alto do Coqueirinho, Piatã, Patamares, Boca do Rio, Costa Azul, Imbuí, Pernambués, Brotas, Engenho Velho de Brotas, Ogunjá, Fazenda Garcia e Federação, Garcia.

Já no dia 26, a Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) realizou uma palestra para os estudantes do 7º ano, do Colégio Estadual Maria Ramona Calmon, situado no Engenho Velho de Brotas. Alunos, professores e funcionários da instituição de ensino compareceram ao evento e debateram com representantes da Sucom sobre os malefícios provocados pelo barulho abusivo. Para solicitar palestra na comunidade, basta entrar em contato com a coordenação educativa, através do 2201-6717 ou 6970.

Outras ações – Fiscais da Gerência de Fiscalização Urbanística e Segurança (Gefis) realizaram vistorias entre os dias 23 e 24, para identificar irregularidades na capital. O responsável pelo Esporte Clube Periperi foi multado por não ter licença para realização de evento e, por razões de segurança, teve o espaço interditado. Ação semelhante foi adotada em uma obra executada na Rua Miguel Arcanjo Santana, no Rio Vermelho. Pelo não atendimento ao embargo emitido anteriormente pelos prepostos da Sucom, o responsável teve a obra interditada e também foi autuado.

Para denunciar abuso sonoro o cidadão pode entrar em contato com o disque poluição sonora, através do 2201-6660. O atendimento funciona 24 horas.