Sucop recebe novos equipamentos para retirada de vegetação morta

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) recebe, esta semana, um novo equipamento para retirada de tocos de vegetação morta em calçamentos e pavimentos da cidade sem causar danos. O destocador atua em uma faixa de corte 61cm acima do solo e 56cm abaixo, serrando dentro do solo sem extrair a raiz. Ele será utilizado na retirada de tocos  na Praça da Piedade, na próxima quarta-feira (16), que darão lugar a novas árvores.

O aparelho será utilizado em lugar da retroescavadeira, que danificava o pavimento na retirada de vegetação morta. A presença de galerias subterrâneas, tubulação de água e esgoto inviabilizava a utilização do equipamento anterior, danificando os espaços. Com a utilização do destocador, o material, transformado em serragem, será levado ao Horto Municipal e utilizado como composto na produção de mudas e na adubação de árvores. Hoje existem aproximadamente 300 tocos a serem retirados em Salvador.

Reforma – A Praça da Piedade passa por uma grande reforma, promovida pela Prefeitura do Salvador. As equipes da Sucop e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), autarquias vinculadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), já iniciaram a retirada da vegetação antiga e a pintura do gradil.

O trabalho engloba também a poda das árvores, lavagem dos tanques e escavação para colocação de novas tubulações – já que as antigas estão completamente comprometidas – dentro da ação de recuperação do sistema de drenagem, que contará com novos aspersores. Também será realizada a recuperação do piso, replantio de árvores na nova jardinagem e substituição de bancos, dentre outras melhorias. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda neste mês de outubro.