Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura utiliza peças sustentáveis em obras

Material de demolição é reaproveitado pela Desal para produção de meio-fio, pisos, lajotas e manilhas

SUSTENTABILIDADE0208

 

As obras que estão sendo realizadas em Salvador, a exemplo das praças em reforma e a requalificação da Avenida Sete de Setembro, também possuem um toque de sustentabilidade. As peças como meio-fio, pisos, lajotas e manilhas são produzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), através de reutilização de material de demolição (entulho).

 

 

 “Neste momento, o material obtido vem dos antigos abrigos de ônibus, feitos de concreto e que estão sendo substituídos, além de resíduos de concreteiras. Até mesmo o montante retirado das obras que estão sendo realizadas na Avenida Sete está sendo reaproveitado. Tudo é britado e, depois, utilizado como matéria-prima para novas peças”, contou o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

 

 

De acordo com Bastos, ainda está sendo feito o levantamento de impacto nos custos com a adoção do material sustentável, mas acredita que a prática poderá gerar redução de 20% aos cofres municipais. “Além do mais, o reaproveitamento tem um impacto bastante positivo na preservação do meio ambiente. É menos material que vai para aterros sanitários, por exemplo, reduzindo a poluição. Esta prática atende ao que o prefeito ACM Neto determinou na atual gestão, que a Prefeitura adote ações de sustentabilidade”, ressaltou.

 

 

Abrigos de ônibus – Os antigos abrigos de ônibus, feitos de concreto, estão sendo substituídos gradualmente por equipamentos de metal, com design moderno, mais leve e de fácil substituição. Além de possuir custo menor, os abrigos de metal evitam maiores transtornos em caso de acidente, e são facilmente transportados. “Só como comparação, enquanto uma carreta consegue levar apenas um abrigo de concreto, o mesmo veículo transporta até 30 abrigos de metal”, finaliza o gestor.

 

 

Skip to content