Tablets e chromebooks auxiliam alunos e professores da rede municipal de ensino

Pouco mais de dois meses após o início da entrega dos tablets e chromebooks pela Prefeitura, alunos e professores da rede municipal de ensino de Salvador destacam que os dispositivos têm contribuído para o processo de ensino e aprendizado, em sala de aula. Desde setembro, mais de 100 mil tablets foram destinados a estudantes do 1º ao 9º ano e mais oito mil chromebooks, para o corpo docente.

Na Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias, professores e alunos aprovaram a iniciativa, que faz parte do Programa Educação Digital. A vice-diretora da unidade, Camila Amorim, lembrou que o uso do tablet está em fase inicial, mas as mudanças de comportamento são perceptíveis.

“Os alunos já estão acostumados com a rotina de trazer o tablet para a escola, no dia de atividades da plataforma Tech for kids. Algumas turmas vão além das atividades de sala de aula, com o recreio interativo, pesquisando material para atividades, como fizeram para o Dia da Consciência Negra”, conta.

Interação – A vice-diretora afirma que o recurso é um caminho para os alunos agregarem mais informações e consolidarem o aprendizado. “Está funcionando no letramento digital e pensamento computacional, associado ao raciocínio lógico. É um recurso novo, que estimula, desenvolve e fortalece os alunos, além de contribuir no processo de interação entre eles”.

O professor do 2º ano, Renato Borges, afirmou que a tecnologia tem ajudado muito no despertar para o conhecimento. “Vivemos em um mundo onde a tecnologia está inserida na sociedade e trazer isso para a escola é interessante. Temos experienciado, com uso da tecnologia do tablet, um melhor desempenho na leitura e escrita e também na concentração. Como não temos espaço para o intervalo, usamos este período para jogar e brincar, tornando esses momentos produtivos, usando o tempo ocioso para mais aprendizagem”.

O aluno do 4º ano, Davi Sacramento, de 10 anos, conta que tem aproveitado bastante o tablet. “Tenho usado muito na aula, me ajuda bastante. Está sendo muito legal, porque eu aprendo mais também”, diz.

Com investimentos de aproximadamente R$90 milhões na compra dos equipamentos, a Smed pretende melhorar as condições de aprendizagem dos estudantes, fortalecer a política de educação integral, com mediação tecnológica, agilizar o processo de correção de avaliações externas e tornar mais eficientes os processos de gestão administrativa e pedagógica, da rede municipal de ensino.

Dados – O Programa de Educação Digital visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento. O dispositivo eletrônico contém um pacote de dados, atualizado mensalmente. Um novo sistema será integrado à toda a rede, controlando a performance, registros, histórico escolar, matrícula e cadastro dos alunos, além de distribuição de vagas por georreferenciamento.

Dentro do programa está a Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues aos alunos e professores, respectivamente. Lançado pela Prefeitura na última quarta-feira (23), a ferramenta possui mais de 74 mil atividades gamificadas, biblioteca digital e soluções conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Direcionada a estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, o sistema traz uma interface atrativa e de fácil navegação, que proporciona imersão digital e ludicidade, tornando o aprendizado mais prazeroso. A ferramenta é responsiva, podendo ser utilizada em computadores, tablets ou celulares, permitindo ainda a emissão de relatórios, acompanhamento do aprendizado e dos avanços dos estudantes.

A Plataforma Educacional Inteligente ainda possui conceitos de acessibilidade para alunos com deficiência, como um tradutor virtual de Libras, adequações para pessoas com problemas de visão – aumento de letras, contrastes e leitor virtual. Além de beneficiar os alunos, o dispositivo dá autonomia para os professores, que podem optar pelas propostas já ofertadas pelo software ou pela construção de novos planejamentos e conteúdos.

Criado: 28 Novembro 2022