Logo Prefeitura de Salvador

Terceira noite do Festival Virada Salvador tem público recorde de 300 mil pessoas

O número é o maior registrado em relação aos outros dois dias do evento, que começou nesta quarta (28)

A terceira noite do Festival Virada Salvador registrou público recorde de mais de 300 mil pessoas, que lotaram a Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, nesta sexta-feira (30), para acompanhar as atrações artísticas dos dois palcos, além das diversas opções de diversão para o público. O número é o maior registrado em relação aos outros dois dias do evento, que começou oficialmente na última quarta-feira (28).

No palco principal, foram oito atrações, enquanto o palco Brisas contou com sete apresentações. O movimento intenso de pessoas foi registrado desde o início dos shows, com grande circulação do público tanto nos palcos quanto nos demais espaços do evento, como a Vila Gastronômica. Mesmo com maior número de pessoas, a Arena Daniela Mercury continuou com clima de tranquilidade e festa, o que é atestado pelos dados de atendimentos relacionados à saúde, que apresentaram redução em relação ao último Festival antes da pandemia, em 2019.

Nas redes sociais, o prefeito Bruno Reis comemorou o sucesso do Festival e o recorde de público. “Mais de 300 mil pessoas aqui nesse 3º dia de Festival Virada Salvador! Tem que respeitar, viu? É o maior e melhor réveillon do Brasil”, destacou. A Ouvidoria do Município, inclusive, registrou diversos elogios ao evento, principalmente em relação à organização do evento em geral, ao Palco Brisas, às opções de parques para crianças e à organização da praça de alimentação.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou nesta sexta-feira (30) 109 atendimentos e 11 procedimentos realizados nos dois módulos assistenciais na Arena Daniela Mercury – o que totaliza 120 casos registrados. Do total de atendimentos, 88% foram clínicos, ou seja, sem gravidade (foram 96 casos contabilizados).

Os dados deste terceiro dia do evento novamente tiveram redução em relação aos números do dia 30 de 2019, ano do último Festival antes da pandemia. Naquele ano, foram registrados 156 atendimentos e procedimentos, o que representa uma diminuição de 23% em relação à terceira noite deste ano.

No acumulado dos três dias, também há queda dos atendimentos e procedimentos em relação a 2019. Em 2022, o total de casos contabilizados soma 296, contra 427 nos três primeiros dias da festa em 2019, o que equivale a uma redução de 30,6% nos registros de atendimentos e procedimentos.

Durante a blitz da Operação Lei Seca realizada na sexta (30) na área do Festival da Virada 2023, foram abordados 143 condutores, de acordo com dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Destes, 38 se recusaram a fazer o teste do bafômetro e foram notificados. Outras infrações somaram 17 notificações. Ao final da operação, 9 veículos foram removidos ao pátio da autarquia.

Trânsito – Com o maior público no Festival Virada Salvador, no início da terceira noite do evento a Transalvador registrou trânsito intenso na avenida Octavio Mangabeira devido à grande demanda na travessia de pedestres, porém a fluidez foi normalizada no decorrer da festa. Apenas um acidente sem vítimas foi registrado na avenida Simon Bolívar. Foram autuados os proprietários de 13 veículos e uma moto foi removida, conforme determina a legislação.

A operação da Transalvador notificou 22 veículos por estacionamento irregular nas proximidades da festa. Na terceira noite de Festival foram vendidos 285 tíquetes de Zona Azul, seja por meio dos operadores ou pelos aplicativos do Zona Azul Digital.

Cabe destacar que entre o Centro de Convenções, no sentido Pituba, e a Praça Osório Villas Boas é um perímetro de segurança, que conta com a presença ostensiva de agentes da Transalvador. Nesse trecho, parada e estacionamento de veículos estão proibidos, exceto transporte público, que terá pontos específicos de parada devidamente identificados.

Mulheres e crianças – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) teve maior número de atendimentos a crianças e mulheres na terceira noite do evento em relação aos dois dias anteriores. Foram 72 crianças no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), contra 67 da noite anterior. No Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) foram 51 mulheres atendidas, contra 38 do dia anterior. A pasta registrou 15 casos de violência contra a mulher na Arena, sendo 9 de assédio, 4 de importunação sexual e 2 de violência moral e importunação sexual.

Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) registrou 137 atendimentos realizados na Arena Daniela Mercury no terceiro dia do evento. No total, foram 64 abordagens, 29 cadastros realizados e 12 crianças ou adolescentes identificados em trabalho infantil. No entorno da arena, foram 132 atendimentos realizados.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou nesta sexta-feira (30) 129 vistorias e promoveu 5 apreensões de publicidades irregulares, o que representa uma redução em relação ao dia anterior, quando foram registradas 32 apreensões. A pasta ainda fez 3 desativações de atividades irregulares e 107 ações de orientação. Foram registradas ainda 45 ações de monitoramento sonoro durante os shows.

Ouvidoria – No balanço acumulado dos três dias, a Ouvidoria do Município contabilizou 230 registros, sendo a maioria deles (119 casos) relacionada a pedidos de informação e orientação, principalmente sobre localização de banheiros, postos de saúde, dos pontos de ônibus e dos pontos de táxis e transporte por aplicativos. Do total, a Ouvidoria também contabilizou 48 registros de elogios do público. Entre os pontos elogiados pelas pessoas estão o Palco Brisas, que apresenta artistas contemporâneos da música baiana, a organização do evento em geral, as opções de parques para crianças e a organização da praça de alimentação.

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuou na terceira noite do festival mantendo ordenamento dos vendedores ambulantes dentro e fora da arena. São 230 colaboradores que estão prestando apoio. Foram realizadas 192 orientações e 437 abordagens informando os vendedores para que estejam em local seguro e apropriado. No acumulado dos dois primeiros dias do evento, a Limpurb já registrou mais de 60 toneladas de resíduos úmidos coletados.

Salvamar – Nas últimas 24 horas, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 3 atendimentos clínicos a pessoas, que foram encaminhadas ao SAMU. Foram registradas ainda 256 prevenções na areia da praia. Durante a madrugada, uma tartaruga foi encontrada na areia e os salva-vidas acionaram uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM) para prestar apoio e resgatar o animal.

Skip to content