Termina greve dos rodoviários em Salvador

Ao comentar o final da greve dos ônibus, prefeito ACM Neto disse hoje que prevaleceu o bom senso entre os empresários e os rodoviários. Ele lembrou que, desde o início do movimento, esteve perto das duas partes, intermediando o diálogo para garantir que o impasse fosse resolvido no menor tempo possível. Foram realizadas, nesse período, diversas reuniões no Palácio Thomé de Souza, inclusive para pedir apoio à Secretaria de Segurança Pública (SSP) com o objetivo de assegurar tranquilidade da população. “Com o retorno às atividades dos rodoviários, quem ganha é a população e a cidade, que volta à normalidade”, disse o prefeito.

ACM Neto também criou um grupo de trabalho para acompanhar, monitorar e tomar decisões rápidas durante a paralisação. Na noite desta terça-feira, uma ação decisiva do prefeito acelerou o encerramento da greve e a volta dos rodoviários ao trabalho. Ele contribuiu com a proposta para reajustar o valor do tíquete-refeição para os rodoviários em 14,47%, passando, portanto, para R$ 14, medida acatada pelos rodoviários na assembleia que pôs fim à greve.

Esse era o principal ponto colocado pela categoria para resolução do impasse, aceito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), após reunião na noite desta terça-feira (27). Outros pontos da pauta colocados pelos rodoviários foram mantidos, a exemplo do reajuste salarial de 9%.

“Trabalhamos muito para a solução do impasse, intermediando as negociações. Agradeço muito a sensibilidade dos rodoviários, dos empresários e também a atuação da PM. As partes envolvidas mantiveram o rumo das conversações e cederam no que puderem para que a greve terminasse”, salientou o prefeito, lembrando que, em Salvador, apesar dos transtornos causados à população, não houve atos de violência ou vandalismo, como aconteceu em outros estados. Na próxima semana, ACM Neto assegurou que vai manter o compromisso de ir a Brasília para uma audiência com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, com o objetivo de pedir agilidade na votação do Projeto de Lei que reduz a jornada de trabalho dos rodoviários.