Terminais marítimos de Plataforma e Ribeira são ativados após reestruturação

Os terminais marítimos de Plataforma e da Ribeira foram entregues à população, totalmente requalificados, nesta sexta-feira (13), como parte das ações do Gabinete da Prefeitura em Ação (GPA). A descentralização dos serviços municipais, desembarcou no Subúrbio Ferroviário com a missão de oferecer ao cidadão, na localidade onde mora, os principais serviços da Prefeitura, com segurança e comodidade.

A requalificação dos terminais atende a um antigo anseio dos usuários do sistema que utilizam diariamente o equipamento para seus deslocamentos e conviviam com uma infraestrutura precária que já não atendia ao público. De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob) duas embarcações, cada uma com capacidade para transportar 50 usuários, estão aptas a realizar a travessia do público no terminal. Em média são transportados 233 passageiros diariamente nos terminais.

De acordo com o titular da Semob, Fabrizzio Muller, a requalificação vai colaborar ativamente no bem-estar dos usuários dos terminais. “A travessia Plataforma -Ribeira é de grande relevância para a mobilidade dessa região por encurtar o tempo de deslocamento até a Península Itapagipana. Esta requalificação traz mais conforto e segurança para quem realiza a travessia, sejam moradores da região ou turistas que vêm apreciar essa que é uma das paisagens mais bonitas da nossa cidade”, destacou.

Melhorias – As intervenções nos terminais marítimos tiveram início com o programa Salvador no Grau, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), e que realiza ações de ordenamento e melhorias estruturais em equipamentos e espaços públicos de todos os cantos da cidade. Na Ribeira foi feita a recuperação de toda a estrutura metálica, substituição dos corrimãos, lixamento dos pilares de sustentação da passarela, pintura e manutenção da rampa de acesso.

Em Plataforma foi feita a recuperação de toda a estrutura metálica, lixamento dos pilares de sustentação, pintura e manutenção da rampa de acesso. Também foi realizada a revisão do telhado com a substituição de telhas, pintura interna e externa, além da troca de piso e do madeiramento do deque com pintura em verniz.

De acordo com o titular da Seman, Luciano Sandes, a requalificação dos equipamentos vai proporcionar viagens mais seguras aos usuários do sistema. As ações envolveram a recuperação das estruturas de alvenaria e metálicas, além de deques em madeira e flutuadores.

Foi realizada também pela pasta a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e pintura geral de toda a estrutura, além da instalação de novas telas de segurança e guarda-corpos. Para a requalificação dos terminais houve um aporte de aproximadamente R$600 mil, provenientes de recursos municipais.

Outras entregas – Como parte da programação de ações do Gabinete da Prefeitura em Ação no Subúrbio, também foi entregue hoje a população mais um equipamento de lazer para a comunidade: a quadra esportiva da Rua da Travessa São Gonçalo, situada em Plataforma. O equipamento visa estimular a prática de hábitos saudáveis e o desenvolvimento pessoal e social através do esporte.

O equipamento foi construído através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte Lazer (Sempre) e recebeu um investimento municipal orçado em mais de R$198 mil. Para que a comunidade tivesse um equipamento de qualidade foram executados no espaço os serviços de construção de muretas e traves, instalação de piso e calhas, além da aplicação de redes de cobertura e pintura geral.

O estudante do 8º ano, Cauã Victor, 13 anos, aprovou o novo espaço de lazer da comunidade. “Essa quadra vai trazer a nossa diversão nos fins de semana. Quando a gente estiver em casa sem fazer nada, com certeza vamos correr para aqui para ‘bater o baba’. Com certeza a gente vai ter muita diversão agora”, contou.