Testes rápidos identificam 116 casos de Covid-19 em três bairros

A Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (17), as medidas de proteção à vida contra o novo coronavírus nos bairros de Pernambués, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio. Somente neste primeiro dia, do total de 445 testes rápidos realizados nos três locais, 116 deram positivo para a Covid-19, sendo 32 casos na Boca do Rio, 35 em Fazenda Grande e 49 em Pernambués.

Além dos testes rápidos, também foram feitos 106 atendimentos e 13 encaminhamentos, através do Cras Itinerante, e 527 abordagens por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). As ações de proteção à vida envolvem ainda higienização de vias, aferição de temperatura e distribuição de máscaras, por um período de sete dias.

Na Fazenda Grande do Retiro, os testes são feitos na escola municipal do bairro, situada no fim de linha. Já no início da manhã, populares já aguardavam na fila para a testagem. O industriário Antônio Carlos Pereira foi um dos primeiros a fazer o exame, após apresentar dores de cabeça e no corpo há alguns dias. Na família dele já houve casos de Covid-19.

Já as irmãs Eulisseia e Maria das Graças Oliveira, de 69 e 63 anos, respectivamente, decidiram se examinar após a mais velha ter contato com uma pessoa positivada e começar a sentir febre e incômodo na garganta. “A gente não pode arriscar, né, ainda mais com essa idade, a gente não sabe o que pode acontecer”, disse Eulisseia.

A irmã mais nova elogiou a ação da Prefeitura. “É bom pra proteger né? Nesse final de linha principalmente, que tem festa todo final de semana e muitos idosos morando aqui, tem que fazer isso mesmo”.

O coordenador de ações de combate ao coronavírus, secretário Fábio Mota, acompanhou o início das ações e afirmou que os números são preocupantes. Ele defende que as ações são necessárias para inibir o crescimento da curva de contágio.

“Às vezes as pessoas circulam sem saber que tem o vírus, por isso a gente faz um apelo para que venham fazer a testagem. É importantíssimo, porque conseguimos identificar e fazer o acompanhamento da pessoa, que deixa de circular e transmitir o vírus”, afirmou Mota.

Na Boca do Rio, os exames são realizados no fim de linha do bairro. Já em Pernambués, a testagem acontece na Escola Municipal Hildete Bahia.