Trabalhadores da saúde são vacinados em pontos de drive-thru

A vacinação contra a Covid-19 em Salvador passou a contar com uma nova estratégia. Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura deu início à imunização de trabalhadores de saúde que atuam em 27 hospitais públicos ou contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois pontos de drive-thru montados na cidade. Um deles está localizado na Arena Fonte Nova, em Nazaré, e outro no novo Centro de Convenções, na Boca do Rio.

A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, em coletiva de imprensa na Fonte Nova. Conforme anunciado pelo prefeito, a estratégia funcionará até o próximo domingo (31) nesses dois locais, sempre das 8h às 17h.

Só estão sendo imunizados os trabalhadores cujos nomes estão contidos nas listas enviadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e unidades hospitalares contempladas pelos drive-thrus. Ao chegar nos locais, os vacinadores realizam uma espécie de triagem, conferindo documento oficial com foto e CPF.

“A partir de hoje, a Prefeitura amplia sua estratégia de vacinação em Salvador. Desde quando iniciamos a campanha, foram disponibilizadas equipes volantes para visitarem unidades de saúde para alcançar o público prioritário que está inserido na primeira fase da campanha, estabelecida pelo Ministério da Saúde.  A estimativa é alcançar total de 35 mil profissionais até o domingo (31)”, disse o prefeito.

Ele acrescentou que todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, tanto nos postos de urgência e emergência, gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já receberam as primeiras doses da CoronaVac. Desta vez, a imunização se estende para colaboradores das mais diversas áreas. “A vacinação chegará ao porteiro, aos recepcionistas, entre outros trabalhadores dos 27 hospitais que estão inseridos nessa estratégia”, explicou.

O chefe do Executivo municipal reforçou, ainda, que a SMS fez uma triagem rigorosa para validar, junto aos hospitais, as pessoas que estão aptas para participar do processo. A expectativa é que, até o fim de semana, Salvador conclua a aplicação de todas as 45 mil doses da CoronaVac, recebidas no primeiro lote.

Emoção – A primeira vacinada do dia foi Maridete Rezende Vieira, 64 anos. Enfermeira da maternidade Climério de Oliveira, ela recebeu a injeção por volta de 9h na Arena Fonte Nova. “Estou muito feliz por ter sido vacinada nessa estrutura, que está muito bem montada. Espero que todas as pessoas tenham a oportunidade de serem vacinadas logo”, comemorou. No mesmo carro de Maridete, mais dois colegas de profissão receberam os imunizantes.

Cardiologista dos hospitais Santa Izabel e Aliança, Heitor Carvalho não conseguiu conter as lágrimas após passar por uma das baias de vacinação do drive-thru. “Sou um privilegiado de receber a vacina entre os primeiros. Meu desejo é que ela chegue o mais rápido possível para todos e que a gente se livre desse terrível momento que passamos”, disse.

Balanço de vacinados – Durante o início da operação de vacinação contra a Covid-19 via drive-thru, o prefeito Bruno Reis também apresentou o balanço atual de imunizados na capital baiana. Desde que a iniciativa teve início, no último dia 19, cerca de 25 mil pessoas entre trabalhadores da saúde, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência com mais de 18 anos que residem em entidades inclusivas já receberam a primeira dose da CoronaVac. O público feminino representa 69% dos vacinados, enquanto o público masculino, 31%.

Lista de hospitais que os trabalhadores poderão ser imunizados nos drive-thrus

01 – Hospital Municipal de Salvador;

24 – Hospital do Subúrbio;

25 – Hospital Professor Carvalho Luz;

26 – Hospital Salvador;

27 – Hospital Dois de Julho.