Tradicional Lavagem de Itapuã completa 109 anos nesta quinta-feira (20)

Com alvorada, queima de fogos e a saída da Banda Anunciador, a partir das 2 horas da manhã desta quinta-feira (20), estará decretada o início da tradicional Lavagem de Itapuã, que este ano completa 109 anos. Em seguida, os moradores do bairro fazem um café da manhã e uma pré-lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã até a saída do cortejo, às 10h.

Para garantir o brilho da festa, a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), montou toda a infraestrutura para atender a população. Serão mais de 63 barracas, 110 banheiros químicos, 1.600 metros de iluminação pública, além do 7º Centro de Saúde José Mariane e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que funcionarão normalmente. O planejamento conta ainda com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que dará apoio. Homens da Guarda Municipal e 1.500 policiais militares estarão reforçando a segurança da festa.

O cortejo com aproximadamente 150 baianas e 26 entidades terá sairá da Avenida Otávio Mangabeira, em frente à casa de show Bali Beach, no Coqueiral de Piatã, seguindo até a praça da igreja Dorival Caymmi, onde acontece a lavagem das escadarias e se dá a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras.

Histórico – A Lavagem de Itapuã, que este ano completa 109 anos, é uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica.