Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador abre inscrições para programa Cidadão no Trânsito

O programa Cidadão no Trânsito, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), está com inscrições abertas para a realização de palestras e atividades lúdicas para crianças e jovens, realizadas pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) gratuitamente em escolas públicas e privadas. As instituições podem agendar a visita pelo telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut@gmail.com.

O programa, que antes era chamado Condutores do Futuro, passa a ter um nome condizente com as orientações técnicas de entidades de trânsito. “Com este projeto, a Transalvador não quer formar apenas condutores, queremos preparar verdadeiros cidadãos para o convívio nas vias da cidade, sejam eles pedestres, ciclistas ou estejam na direção veicular. Todos que compõem o trânsito têm responsabilidades com a manutenção da segurança viária”, explica o superintendente de Trânsito, Marcus Passos.  

Com o Cidadão no Trânsito, de forma lúdica e didática, os educadores da Transalvador trocam experiências com os estudantes e discutem conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, como sinalização, placas, velocidade, além de alertar sobre suas responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança.

“Nossas ações de segurança viária promovem aprendizado para toda vida e influenciam, de forma construtiva, as crianças sobre seus direitos, deveres e leis do trânsito, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, explica a gerente da Gedut, Mirian Bastos.

Os temas abordados nos encontros seguem as diretrizes de educação para o trânsito definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As palestras têm duração de 30 minutos a uma hora.

Skip to content