Transalvador faz alerta sobre utilização de veículos por terceiros

A comerciante Ana Paula Couto teve seu carro rebocado pela Transalvador por estar estacionado sobre um canteiro da Av. Magalhães Neto. Embora ela afirme que não cometeu a infração, o veículo foi flagrado por agentes do órgão de trânsito.

A história de Ana Paula serve para ilustrar um problema cada vez mais recorrente. A comerciante havia deixado seu veículo em um serviço de lava-jato, enquanto almoçava perto do trabalho. Na ausência da proprietária, um dos funcionários do estabelecimento fez a parada irregular.

Ana Paula foi responsabilizada pelo descuido, precisando pagar R$250 do valor do guincho, R$40 pela diária no pátio, foi multada em R$127 e ainda ganhou cinco pontos na carteira de habilitação. Por esta razão, a Transalvador pede atenção aos condutores que costumam deixar seus veículos sob responsabilidade de terceiros, que prestem serviços de manobrista, mecânica ou lava-jatos.

Penalidades

O órgão de trânsito, em sua rotina de fiscalização, tem flagrado pessoas sem licença para dirigir, desrespeitando a legislação de trânsito com os veículos de seus clientes, sob o argumento de prestarem tais serviços. “A maior incidência é de carros estacionados em locais proibidos, ou sobre calçadas e canteiros”, afirma o superintendente Fabrizzio Muller.

O alerta vale também para a condução sem licença por terceiros. “Exigimos o cumprimento da lei de trânsito, e entregar direção de veículo a pessoa não habilitada é infração gravíssima, punida com multa de R$573, sete pontos na carteira do dono do proprietário e apreensão do veículo”, disse Muller.

Estacionar sobre calçada é infração grave, penalizada com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira. Já o estacionamento em vias onde há a sinalização de proibição é considerado infração média, com multa no valor de R$ 86,13 e mais três pontos na carteira.