Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador faz campanha de conscientização durante Festival Virada Salvador

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) encontrou um jeito diferente para conscientizar a população sobre a importância de adotar posturas responsáveis no trânsito. Nesta quarta-feira (28) o órgão instalou itens de sinalização (blimps) com frases educativas e dois veículos acidentados ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador. A campanha visa alertar condutores e pedestres sobre atitudes adequadas que favoreçam a segurança viária.

A cena tem chamado a atenção de quem passa pelo local, como foi o caso de um morador do Costa Azul. “Passei e tomei um susto quando vi o carro acabado. Tirei foto para divulgar e todo mundo ver que realmente não é necessário vir de carro, que se deve procurar alternativas, (quem) vai beber e se divertir”, relata José Roberto Braga.

Além dos blimps, equipes de educação para o trânsito da Transalvador vão fazer uma ação em alguns acessos à festa. Dentro do programa Agente Cidadão, serão distribuídos materiais educativos destacando a necessidade de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

“Buscamos alertar a população sobre as consequências reais que o desrespeito às regras de trânsito pode trazer. Queremos que todos venham curtir a festa e retornem para casa com segurança”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Cuidados – De janeiro a novembro, a capital baiana teve 2.630 acidentes de trânsito, dos quais 94 tiveram vítimas fatais. Importantes fatores, que podem ser predominantes em caso de acidentes, precisam ser evitados: o excesso de velocidade, o uso de celular na direção e conduzir após consumir bebida alcoólica.

Também neste período, mais de 4 mil condutores soteropolitanos foram autuados pelo órgão de trânsito por terem desrespeitado algum dispositivo da Lei Seca. A Transalvador realiza diariamente a Operação Respeite a Vida, que fiscaliza a lei, com o intuito de coibir os que insistem em conduzir após consumir bebida alcoólica.

Operação – A Transalvador montou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, durante a realização do Festival Virada Salvador 2023, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A estratégia visa garantir a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos baianos e turistas que forem curtir as atrações.

Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, são instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

A partir das 14h, viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 15h, horário previsto para o início do movimento de chegada do público para o início dos shows, a partir das 16h.

A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Criado: 28 Dezembro 2022

Skip to content