Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador inicia ações da Semana Nacional do Trânsito

Nesta segunda-feira (19), agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), estiveram na região do Hiperposto, na Avenida ACM, onde promoveram a sensibilização e orientação de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. A iniciativa faz parte das ações do órgão em alusão à Semana Nacional do Trânsito, iniciada no domingo (18) e que prossegue até o dia 25. 

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, observou que esta é uma semana para destacar a responsabilidade que devemos ter perante o trânsito, não só o cidadão que está dirigindo, mas pedestres, motociclistas e ciclistas. “Apesar de fazermos ações educativas durante todo o ano, aqui reforçamos e conscientizamos cada vez mais a população, no sentido de preservar vidas”. 

Agente de trânsito há 23 anos, Lenildo Galdino acredita que a mobilização contribui para que a população esteja ainda mais consciente sobre a própria responsabilidade nas vias. “As pessoas vão absorvendo este novo conhecimento e tomam mais cuidado no trânsito, obedecendo às legislações de trânsito vigentes”. 

Maior proteção – A doméstica Edjane da Silva trabalha na região da Avenida ACM. Enquanto aguardava a abertura do semáforo para atravessar, ela falou sobre a ação e aprovou a iniciativa no local. “Eu me sinto mais segura, porque às vezes, mesmo com a sinaleira fechada, muitos não respeitam. Essa ação é importante e deve acontecer cada vez mais. Estão de parabéns”. 

O vendedor ambulante Gilberto Santos comercializa produtos no local há mais de 20 anos. Ele conta que já levou muitos sustos no trânsito, especialmente em razão dos motociclistas. “Eles não respeitam ninguém, invadem o semáforo, já os carros são mais educados. Nunca sofri acidente, graças a Deus, e acredito que essa ação aí ajuda, protege mais a gente”. 

Destaque internacional – Passos afirma que Salvador vem sendo destaque em nível internacional no que diz respeito às mortes no trânsito, sendo uma das poucas cidades que conseguiram reduzir essas ocorrências em mais de 50% na última década. “A gente sabe que nenhuma morte é aceitável, mais 95% é causada por falha humana. Então, cabe a conscientização e reforço sobre as responsabilidades e direitos de todos. Além disso, só em 2022 tivemos diversos encontros regionais para falar sobre trânsito com entidades que vieram a Salvador conhecer nosso trabalho. É isso mostra que estamos no caminho certo e trabalhando cada vez mais para reduzir ainda mais as ocorrências”. 

Outras ações – Nesta terça-feira (20), às 8h, acontece o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O evento é voltado para profissionais que atuam focados em ações viárias em Salvador e região metropolitana, e vai promover a discussão em torno do papel dos agentes de trânsito, das ações integradas e colaborativas e da fiscalização. Um dos destaques da programação será a participação de Omar González, coronel da Polícia Nacional da Colômbia, que abordará as experiências de fiscalização em Bogotá, com foco nos motociclistas. 

Na quarta-feira (21), às 8h30, um curso sobre Ruas Seguras será oferecido para técnicos de diversos órgãos municipais, também no Hotel Mercure. Na ocasião, serão discutidos temas relativos às estratégias de promoção de um trânsito mais humano, uma mobilidade mais sustentável e formas de promoção da segurança viária. 

Exposição – Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Transalvador realizará a segunda edição de uma exposição especial, em parceria com o Shopping da Bahia, para levar os principais serviços da autarquia de trânsito para o centro de compras. Nesse período, o cidadão que for ao local poderá fazer credenciais para estacionamento em vagas especiais e conhecer melhor os aplicativos no Zona Azul Digital e do NOA Cidadão. Haverá também uma pista de ciclismo para a garotada se divertir enquanto aprende as regras do trânsito. 

Além desses serviços, quem passar pela exposição, que ficará no Piso L2, poderá conhecer como funciona o Núcleo de Operação Assistida (NOA), a Central de Videomonitoramento da Transalvador e ver de perto equipamentos usados pelos agentes de trânsito. Também terá uma exposição de fotos de ações realizadas na história da autarquia municipal e de fardamento. As ações acontecem de 9h às 22h, de quinta a sábado, e das 13h às 20h, no domingo. 

Dia do Agente de Trânsito – Em alusão à Semana Nacional do Trânsito e em comemoração ao Dia do Agente de Trânsito, celebrado em 23 de setembro, a Transalvador promoverá uma campanha em homenagem aos servidores que se dedicam à segurança viária na capital baiana. A campanha será divulgada em dois megapainéis, nas avenidas Bonocô e Garibaldi, e nas redes sociais do órgão municipal. 

Segurança na via – No entorno do Instituto dos Cegos, na Rua São José de Baixo, no bairro do Barbalho, será implementada uma área de Zona 30, a nona da capital baiana. A via teve sua velocidade readequada para 30km/h e requalificações foram feitas no local para melhorar a segurança viária. 

Data – A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este ano a celebração tem como tema “Por um trânsito mais seguro”. 

Por mais um ano, a autarquia municipal programou as ações da semana em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a Transalvador conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT).

Criado: 19 Setembro 2022

Skip to content