Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador inicia Operação Volta às Aulas com conscientização de condutores

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, nesta quinta-feira (3), a Operação Volta às Aulas. A iniciativa, que é promovida pelo órgão há 15 anos, teve início no Colégio Adventista, em Nazaré, e marca o retorno da atividade, que foi suspensa nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19. A próxima ação acontece no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, nesta sexta-feira (4).

Condutor de transporte escolar há 22 anos, Isael Celestino considerou importante a ação. “Para nós, é obrigatório estar com o carro em dia, higienizado, porque trabalhamos com vidas. E ver a Transalvador dando esse apoio no entorno das escolas é muito bom”.

Pai de aluno, o funcionário público Robson Braga foi buscar o filho e também elogiou a ação. “Parabenizo a Transalvador por essa atividade, que é importante, porque nos conscientiza e também aos nossos filhos, para que possam crescer como cidadãos conscientes, sabendo que farão o melhor não só para a população, mas para a cidade”.

Funcionamento – Para este ano, toda a operação foi reestruturada e há uma campanha de comunicação diferente. Aliado a isso, as abordagens dos agentes estão atualizadas no que tange às motivações na legislação de trânsito.

Nas portas das unidades escolares, os agentes e técnicos da Transalvador orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla e evitar parar em cima da faixa de pedestres. Durante a operação, são distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo.

Para o superintendente de Trânsito, Marcus Passos, essa é uma ação importante desenvolvida pelo órgão, retomada agora com nova modelagem e estrutura para conscientizar não só os pais e motoristas de transporte escolar, mas todos que circulam no entorno das escolas. Além disso, segundo Passos, foi feito o reforço da sinalização com pintura de faixas e colocação de placas nas áreas escolares.

“Envolvemos todos na ação, pois há o contexto não só de fiscalização e orientação, mas a conscientização e educação no trânsito que é mais importante, para que desenvolvam comportamentos de respeito e gentileza no trânsito”.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, a operação tem uma proposta de sensibilizar os pais para que tenham a consciência de respeitar a sinalização, os limites de velocidade e principalmente atender às demandas dos agentes de trânsito.

“Esse é um momento inicial, onde pedimos atenção redobrada com respeito ao espaço compartilhado no trânsito, dando bom exemplo aos cidadãos em processo de formação, que são as crianças. São comportamentos saudáveis para evitar acidentes”.

Skip to content