Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador inicia segunda edição da Operação Volta às Aulas

O entorno do Colégio Antônio Vieira, no Garcia, foi a área escolhida para a retomada das atividades da Operação Volta às Aulas, pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), nesta terça-feira (5), no retorno das aulas após as férias juninas. 

Na ocasião, os agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) distribuíram panfletos e cartilhas com conteúdo educativo, além de ordenar o tráfego e coibir infrações comuns, a exemplo do estacionamento em fila dupla. 

Por volta do meio-dia, a fila de pais, que aguardavam para buscar os estudantes, já margeava a unidade de ensino, tanto no sentido Garibaldi, como sentido Campo Grande. A autônoma Rita Oliveira, que aguardava para buscar o filho, disse que a operação ajuda a todos, “ainda mais em uma região complicada, como essa do Garcia, onde eu chego a passar 40 minutos esperando para conseguir entrar na escola”. 

A motorista de transporte Rosane Menezes atua há dez anos na área e aprovou a presença dos agentes no entorno da instituição. “Sei que é para o bem de todos. Hoje está tranquilo porque é início de aula, mas tem dia que ninguém consegue acessar a escola, por causa de engarrafamento”. 

A advogada Fabiane Borges aproveitou para elogiar a iniciativa. “É fundamental tanto para os pais quanto para as crianças, para que sigam crescendo e sabendo que fazem parte da sociedade e do trânsito, não só como simples passageiros, mas pessoas atuantes nesse processo”. 

A programação segue nesta quarta-feira (6), no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela); na quinta-feira (7) na Escola Gurilândia (Pituba); e na sexta-feira (8), na Escola Vitória Régia (Cabula). Na próxima semana, na segunda-feira (11), será a vez da Escola Nova Infância (Tancredo Neves); na terça-feira (12), no Colégio Integral (Pituba); na quarta-feira (13), na Escola Municipal Lélis Piedade (Cosme de Farias); e na quinta-feira (14), na Escola Municipal Permínio Leite (Dois de Julho). 

Balanço – A Operação Volta às Aulas ocorre entre o fim da manhã e o início da tarde, período de maior movimentação de estudantes. No primeiro semestre deste ano, de acordo com a gerente da Gedut, Miriam Bastos, mais de três mil famílias foram abordadas, em cerca de 50 escolas.  

“Nosso resultado é extremamente positivo. Salvador é uma das capitais que quase não têm acidentes envolvendo crianças, em áreas escolares. Isso é resultado do esforço coletivo da gestão envolvendo fiscalização, educação e tratamento dos pontos críticos nessas localidades”, declarou Miriam. 

Cidadão no Trânsito – Depois da operação, a Transalvador retoma também o ciclo de palestras educativas dentro das escolas, com o Programa Cidadão no Trânsito. Os encontros são promovidos, gratuitamente, pela autarquia municipal de trânsito, em escolas públicas e privadas. 

Para agendar uma palestra, basta o responsável pela unidade de ensino entrar em contato com a Gerência de Educação para o Trânsito, através do e-mail transalvadorgedut@gmail.com  .

Skip to content