Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador monta operação especial de trânsito para Festival Virada Salvador

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, durante a realização do Festival Virada Salvador 2023, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A estratégia visa garantir a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos baianos e turistas que forem curtir as atrações.

Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, são instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

A partir das 14h, viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 15h, horário previsto para o início do movimento de chegada do público para o início dos shows, a partir das 16h. A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Ações educativas – No Festival Virada Salvador, a Transalvador vai colocar equipes de educação para o trânsito em alguns acessos à festa para conscientizar pedestres e condutores sobre a importância da adoção de posturas responsáveis no trânsito. Dentro do programa Agente Cidadão, serão distribuídos materiais educativos destacando a necessidade de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Itens de sinalização (blimps) serão instalados em diversos pontos da via para alertar sobre condutas adequadas que favoreçam a segurança viária.

Perímetro de segurança – Entre o Centro de Convenções, no sentido Pituba, e a Praça Osório Villas Boas será criado um perímetro de segurança, que contará com a presença ostensiva de agentes da Transalvador e monitores de tráfego. Parada e estacionamento de veículos estarão proibidos, exceto transporte público, que terá pontos específicos de parada devidamente identificados.

Estacionamento – O cidadão poderá estacionar nas vagas de Zona Azul pelo preço especial de evento, R$20, por um período de 12h. A cobrança especial é válida a partir das 15h. Os condutores poderão optar para fazer o pagamento da taxa através dos operadores cadastrados ou utilizar os apps da Zona Azul Digital.

Os espaços de estacionamento Zona Azul serão disponibilizados na Avenida Octávio Mangabeira – Bolsão Jardim de Alah II; Avenida Octávio Mangabeira – Bolsão Boca do Rio, após a Praça Osório Vilas Boas, sentido Patamares (quadra de tênis); Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, liberando os retornos, sentido Avenida Professor Manoel Ribeiro; e Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, liberando os retornos, sentido Orla.

A parada e o estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Centro de Convenções e o Parque Atlântico. Já o estacionamento estará proibido na Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, a partir do restaurante Yemanjá até o cruzamento com a avenida Jorge Amado; no sentido Avenida Tancredo Neves/Hospital Sarah, da Avenida Simon Bolívar; na Avenida Yemanjá, sentido Pituba, em frente às edificações; e nos dois sentidos da Avenida Jorge Amado, entre a Rua da Amendoeira do Jardim Imperial e a orla.

Área de desembarque – O embarque e desembarque de passageiros de veículos particulares ou de transportes por aplicativos deverá ser realizado em locais específicos para isso na Avenida Octávio Mangabeira. Esses locais de embarque e desembarque de passageiros ficarão no sentido Pituba, a partir do campo de futebol ao lado da escola Imeja.

Criado: 27 Dezembro 2022

Skip to content