Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador prossegue com ação educativa em escolas de Salvador

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) prossegue com ações sobre educação para o trânsito com crianças em escolas públicas e privadas da capital. As palestras nas escolas poderão ser realizadas de forma virtual ou presencial na própria unidade, se a instituição preferir, porém, respeitando todos os protocolos de segurança. A ação é desenvolvida pelo programa Crianças Condutoras do Futuro, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut).  

De uma forma lúdica, educadores da Transalvador falarão sobre conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, além de alertar sobre as responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança. As palestras terão duração de 30 minutos a uma hora.  

Uma das instituições que vão receber o projeto é o Colégio Augusto Comte, em Nova Brasília, na quinta-feira (26). A atividade envolverá alunos de seis anos e, de acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Rosemeire Idalina, é essencial a discussão da educação para o trânsito com crianças.

“Trazer conhecimento sobre o trânsito é de extrema relevância para as nossas crianças, pois através dessa ação despertarão a consciência ambiental como: liberação do gás carbônico, respeito e normas do trânsito, conhecimento do que é ser condutor e pedestre, dentre outros assuntos”, ressaltou.  

Serão apresentados filmes, teatros de fantoches, entre outras apresentações temáticas. Todos os temas que serão abordados nas palestras seguem as diretrizes de educação para o trânsito determinadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).   

Segundo a gerente da Gedut/Transalvador, Mirian Bastos, o programa traz uma combinação de valores no estímulo à educação. Ela ressaltou que a criança educada para o trânsito colabora não só para a própria proteção, mas também para a de todos os demais, tornando-se assim um adolescente e um adulto mais cuidadoso.  

Outras ações — Em maio foram realizados cursos virtuais de atualização em pilotagem segura voltados para mototaxistas, além de outras ações educativas para estudantes e palestras para profissionais, de modo a levar educação no trânsito às escolas da capital.  

Em julho, quando foi comemorado o Dia do Motociclista, a Transalvador promoveu uma ação especial com faixas alertando e conscientizando os motoristas sobre os direitos e deveres no trânsito. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.  

Skip to content