Transalvador prossegue com ordenamento do trânsito em Engenho Velho de Brotas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) prosseguiu, nesta segunda-feira (19), com a operação de ordenamento no Engenho Velho de Brotas. Desta vez, além de organizar o trânsito na localidade, os agentes também colocaram placas indicativas de proibição do estacionamento no final de linha do bairro, onde o problema é recorrente. Durante a manhã, duas motos e dois veículos foram removidos para o pátio da autarquia, devido ao estacionamento irregular e problemas com documentos.

O supervisor de área da Transalvador, Nilton Lino, ressaltou que, desde a semana passada, os agentes vêm orientando a população com materiais educativos e coibindo condutas que possam gerar retenções. “Muita gente tem colaborado, mas alguns moradores não estão acreditando na operação e continuam no erro. Aí, infelizmente, é necessária a remoção dos veículos”.

Morador do local há mais de 15 anos, Elinaldo Rodrigues considerou viável e importante a iniciativa no bairro. “Vai tirar a bagunça que está. Às vezes nem o caminhão da Limpurb consegue tirar o lixo, porque colocam carros e entulhos no lugar onde eles manobram”, disse.

O gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Néri, lembrou que o trabalho no bairro foi fruto de reclamações constantes de moradores da localidade. Ele contou que as ruas estreitas e com veículos estacionados em cima das calçadas e em locais proibidos atrapalham o fluxo no local.

Néri aproveitou para anunciar que a operação deve ser estendida a outros bairros, pois são muitos que sofrem com os mesmos problemas verificados no Engenho Velho de Brotas. “O desrespeito à legislação de trânsito tem prejudicado o pedestre, que precisa andar na rua com segurança, e o usuário de transporte coletivo, que sofre com o atraso dos ônibus, por conta do estacionamento irregular”, assinalou.

Só este ano, localidades como Alto das Pombas, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Engenho Velho da Federação foram alvo de ordenamento promovido pela autarquia, sempre a pedido da comunidade. No Engenho Velho de Brotas, a iniciativa conjunta da Transalvador contou com a presença de agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Civil Municipal (GCM).