Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador realiza ações educativas em comemoração ao Dia do Motociclista

Nesta quarta-feira (27), data em que é celebrado o Dia do Motociclista, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou ações de conscientização, com o objetivo de reafirmar o compromisso em salvar vidas no trânsito da capital baiana. Em alusão ao dia comemorativo, o órgão estendeu faixas e distribuiu material educativo na Avenida Centenário. 

Para a gerente de Educação para o Trânsito do órgão (Gedut), Míriam Bastos, os condutores de motos são agentes importantes para mobilizar e ajudar na economia da cidade, mas é necessário que eles garantam a segurança própria e dos outros, dirigindo defensivamente. 

“A alta velocidade é maior nossa preocupação como fator de risco para acidentes envolvendo motociclistas. Por isso, estamos realizando ações a fim de comemorar, mas também com o objetivo de chamá-los para responsabilidade. Durante o ato, observamos que muitos não utilizam os equipamentos, que além de serem obrigatórios por lei, são fundamentais como prevenção de fator de risco”, afirmou 

Além do excesso de velocidade, condutas negligentes e imprudentes resultam em ocorrências indevidas envolvendo motociclistas. Apesar da redução do número de vítimas, os cuidados ainda são necessários. Condutora de moto há um ano e meio, a operadora de telemarketing Isabela Santos destacou a importância de ações educativas que buscam incentivar a direção defensiva e segura. 

“Percebo que os motociclistas são os principais responsáveis pelos acidentes que acontecem no trânsito. São inúmeras imprudências cometidas e tudo gera consequências muito ruins, já que na moto estamos mais expostos. Busco fazer sempre o correto para garantir a segurança, não só minha, mas de todos”, disse. 

Alerta – Também com o objetivo de alertar sobre as consequências do desrespeito às regras de trânsito, a partir desta quarta-feira (27), um novo mega painel será instalado na Avenida Bonocô, no sentido Acesso Norte. A estrutura, feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg Segurança Viária, vai exibir os números de motociclistas vitimados em 2022. Os dados serão atualizados mensalmente. 

Demais ações – Durante este mês, a Transalvador realiza um conjunto de ações importantes e estruturantes para chamar a atenção do condutor sobre a importância que possui dentro do contexto do trânsito soteropolitano. As atividades incluem ciclos de palestras e treinamentos em empresas, campanhas em redes sociais e implantação de painéis de alerta em alguns pontos da cidade. 

Segundo o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, ações de educação, fiscalização e conscientização promovidas pela autarquia municipal ajudaram a diminuir em mais de 20% o número de mortes de condutores e passageiros de motocicletas. No primeiro semestre deste ano, 19 motociclistas foram vitimados fatalmente. No mesmo período do ano passado, esse número foi de 24. 

“O momento é de comemoração por cada uma dessas vidas salvas, mas seguimos empenhados no desafio de reduzir ainda mais esses números. Ao longo do ano promovemos diversas atividades para melhorar esse cenário e fazer com que aqueles que vivem em cima da moto, possam voltar para casa em segurança”, afirma. 

Do número total de mortes no trânsito de Salvador, cerca de 40% são motociclistas. O desrespeito aos limites de velocidade é uma das infrações mais registradas envolvendo os motociclistas e umas das que mais geram acidentes fatais. Entre janeiro e junho deste ano, de um total de 25.409 infrações cometidas por motociclistas na capital baiana, 12.382 foram por transitar acima do limite de velocidade.  

Fiscalização – De janeiro a junho de 2022, mais de 3 mil motociclistas foram abordados em ações de fiscalização realizadas pelo órgão de trânsito na capital baiana. Deste total, 1.388 foram autuados e 695 tiveram seus veículos removidos. 

As operações garantem que os condutores estejam de acordo com o que determina a legislação de trânsito para a própria segurança, a exemplo das condições do veículo e do uso de itens de segurança. O gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, reforça que a fiscalização tem a importante função de orientar os motociclistas sobre condutas prudentes no trânsito. 

“Ter atenção na pilotagem, observar os movimentos, os pontos cegos de grandes veículos e não trafegar entre veículos são itens muito importantes.  A fiscalização é um trabalho balizador, que ajuda a gerar uma mudança de comportamento nos condutores. Ela existe não somente para penalizar, mas tem o papel de também educar”, enfatizou Neri.

Skip to content