Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador realiza Operação Fumaça na Estação Mussurunga

 

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) prossegue com a Operação Fumaça em Salvador, para combater a emissão da chamada “fumaça negra” no meio ambiente. Na manhã desta terça-feira (6), agentes do órgão vistoriaram 20 veículos na Estação Mussurunga. Além disso, também foi feita avaliação de alcoolemia nos motoristas. Nos dois casos, nenhuma irregularidade foi encontrada.

 

Para realizar a atividade, a Transalvador conta com um opacímetro, equipamento adquirido pelo órgão de trânsito e transporte para aferir a emissão de gases poluentes por veículos automotores na atmosfera. Durante os testes, cerca de 80 veículos foram abordados em terminais rodoviários da capital, finais de linha de bairros e nas estações de transbordo.

 

Apenas um ônibus, pertencente à empresa BarraMar e que fazia a linha Valéria/Lapa, foi encontrado emitindo gases em excesso, com 27,4% de opacidade. O veículo foi conduzido à garagem da empresa para reparos e aplicada notificação de infração no valor de R$120. Caso seja reincidente, o veículo será apreendido pela Transalvador. A operação será promovida regularmente pelo órgão.

 

A emissão de poluentes por veículos automotores fabricados após 1993, o que corresponde à frota soteropolitana, é permitida até 25% de opacidade, de acordo com as resoluções 16 e 251 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a Portaria 60 do Inmetro e a NBR 13037/2001. A emissão de fumaça escura é crime contra o meio ambiente e infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Skip to content