Logo Prefeitura de Salvador

Transalvador recebe IACP para debate sobre evolução da segurança viária 

Para continuar promovendo a segurança viária em 2023, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) recebeu, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), membros da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP). A visita técnica faz parte da atuação da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no apoio às atividades de segurança viária da cidade de Salvador. 

Nestes dois dias, a comitiva visitante participou de reuniões com a equipe da autarquia municipal, visitou as sedes do órgão de trânsito e pôde acompanhar a Operação Respeite a Vida, a blitz que fiscaliza a Lei Seca na capital baiana.  

O novo superintendente de trânsito de Salvador, Decio Martins, aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da cidade em salvar a vida de condutores e pedestres. “O desafio é continuar salvando vidas, reduzindo acidentes, promovendo campanhas educativas. A meta é multiplicar ações e campanhas para conscientizar a população e trazê-la junto a nós nessa missão tão importante de preservar vidas no trânsito”, disse o gestor.  

Ao longo do ano, a cidade deve receber o apoio da associação em ações que visam estimular a capacitação dos agentes e estimular a coleta e análise de dados estáticos na área de fiscalização. Com o objetivo de aprimorar a capacidade de fiscalizar da Transalvador, as atividades programadas incluem a realização de treinamentos, eventos para trocas de experiências e doações de equipamentos.  

IACP – A International Association of Chiefs of Police (IACP) é uma associação profissional para chefes de polícia com mais de 31 mil membros em mais de 165 países ao redor do mundo. No mês de janeiro, as cidades de Recife, Salvador, São Paulo e Campinas receberam a visita da equipe da IACP formada por Madeline Kramer, gerente de programas da América Latina, Connor Cleary, gerente de projeto do Brasil, e Marcelo Cunha, coordenador sênior de projetos. 

Na programação estão idealizadas visitas às ações operacionais com foco em quatro fatores de risco: velocidade, dirigir sob influência de bebida alcoólica, uso do capacete e uso do cinto de segurança/equipamento de segurança para crianças. 

“A IACP está muito animada de estar aqui em Salvador e um dos nossos objetivos chaves para essa visita é discutir o nosso plano de trabalho para 2023. Esse plano vai traçar os objetivos que nós vamos trabalhar para alcançar e esperamos oferecer alguns treinamentos, fortalecer as operações de fiscalização e oportunidades de doar equipamentos adicionais e melhorar os recursos da Transalvador”, explicou Madeline Kramer. 

Skip to content