Trânsito livre e reforço no transporte público garantem acesso ao Festival Virada

A chegada ao Festival Virada Salvador é tranquila neste primeiro dia de festa.  A operação especial montada pela prefeitura foi aprovada pelos usuários que se deslocam para a Arena Daniela Mercury, utilizando o transporte público.

“A gente pegou o buzu na porta de casa, desceu no caminho, fez integração e chegou tranquilamente aqui. Foi bem rápido, tinha ar condicionado no veículo e o melhor é que conseguimos chegar a tempo do show do Kannário”, contou Silvio Costa, que desembarcou na arena acompanhado do filho Enzo.

Já Aline Calista, moradora do Campo Grande, escolheu o transporte por aplicativo para se locomover até o evento. “Trouxe minha amiga, que veio do Pará para conhecer o festival e já nos surpreendemos. Está tudo muito lindo e organizado. Eu desci aqui pertinho da entrada. O trânsito estava livre e o motorista chegou rapidinho”, disse.

Ao todo, mais de 400 ônibus estão nas ruas para atender ao público do Festival. Outros 215 veículos do Sistema Complementar (Stec), além de 231 ônibus da frota regular distribuídos em 15 linhas provenientes de diversas regiões da cidade também estão dando suporte à operação.

Cerca de 120 agentes de transporte estão atuando na região nos cinco dias de festa, orientando os usuários e ordenando o transporte no local, além de monitorar em tempo real via GPS todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).

Para reforçar o transporte e dar ainda mais conforto às pessoas que vão aproveitar a festa, outras três linhas especiais foram criadas. Além do roteiro para a estação de metrô Pituaçu, o esquema também conta com veículos que irão para as estações Acesso Norte e Pirajá. As três linhas são expressas e têm códigos especiais relacionados ao ano novo. A 2023 – Terminal Aceso Norte x Festival Virada Salvador, a 2023-01 – Estação Pirajá x Festival Virada Salvador e a 2023-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada Salvador.

Em reforço à frota que faz atendimento à festa, 95 ônibus reguladores também foram distribuídos em locais estratégicos, como nas proximidades da arena nas estações de transbordo da Lapa, Mussurunga, Pirajá e Terminal Acesso Norte.

Quatro novos pontos de ônibus foram instalados nas proximidades do evento exclusivamente para os dias da festa. No sentido Itapuã, há um ponto em frente ao restaurante Yemanjá e outro em frente à Praça Osório Vilas Boas. Já no sentido Pituba, um ponto logo após o Multishop, na Boca do Rio, e outro nas proximidades do restaurante Yemanjá.

Os pontos de táxi e mototáxi estão posicionados na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao acesso à Arena Daniela Mercury, ambos posicionados no sentido Itapuã.

Criado: 28 Dezembro 2022