Travessia celebra 41º aniversário da Salvamar

A manhã desta quarta-feira (28) foi de celebração para os salva-vidas da capital baiana, com a tradicional travessia aquática da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). A edição deste ano teve recorde de inscritos, com mais de 200 participantes, e marcou o encerramento das celebrações pelos 41 anos da Salvamar e do Dia Internacional do Salva-vidas.

A largada aconteceu na praia de Itapuã, na Rua K, com chegada na praia de Jaguaribe, próximo à sede da Salvamar. O evento foi aberto ao público, desde que os interessados estivessem aptos para a atividade. Em seguida, foi realizada uma confraternização na sede do órgão.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, afirmou que é importantíssimo a Salvamar manter essa tradição, que já acontece há tantos anos. “Para mim é gratificante estar à frente da coordenação, pertencer ao grupo, e entender a importância de estar sempre fazendo essas confraternizações, onde conseguimos unir salva-vidas não só de Salvador, mas também de Ilhéus, de Lauro de Freitas, e as famílias também, como as crianças. Então é sensacional a gente continuar com essa tradição e seguir em frente. A cada ano que passa, é melhor ainda”.

O nadador profissional Raul Lessa foi o primeiro a chegar. Participante de outras edições, ele destacou que o evento agrega a comunidade do meio aquático, comemorando os salva-vidas. “Eles merecem essa comemoração e a travessia foi tranquila, a corrente ajudou, só aqui na chegada que as ondas complicaram”.

Primeiro salva-vidas a cruzar a linha de chegada, Lucas Guilherme, conhecido como Xaréu, fez a travessia em 45 minutos. “Eu estou há cinco anos na Salvamar e todo ano é uma emoção participar da travessia. Vale a comemoração, hoje é nossa festa, e poder ajudar o próximo, atuando nas praias, não tem preço. Tenho muito orgulho de ser salva-vidas”.

Representante feminina – Com 51 minutos de travessia, foi a vez da primeira mulher chegar à praia de Jaguaribe. A salva-vidas Edvânia Fernandes, que há 14 anos atua na Salvamar, afirmou que a cada ano o sentimento é diferente. “Estou aqui representando meus companheiros, estando na água, representando também as mulheres. Estou muito feliz com esse resultado, e é muito importante poder celebrar, fechando 2022 com chave de ouro”.

Salvamar Kids – Além da travessia, o órgão realizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Salvamar Kids, que consiste em um espaço criado no ponto final da prova, onde as crianças participam de atividades funcionais, acompanhadas de uma equipe do órgão. O objetivo da ação é gerar uma integração familiar entre os filhos dos salva-vidas e a instituição.

O responsável pela atividade, Leonardo Veloso, afirmou que levar essa ação para as crianças é de extrema importância. “Estamos aqui demonstrando os trabalhos que o órgão vem desempenhando em escolas, comunidades, levando a cultura do salvamento aquático e prevenção. Aproveitamos essa comemoração para que os colegas e demais banhistas tragam as crianças para participar. O objetivo principal é que elas sejam multiplicadoras dessas informações, além da parte lúdica que a gente trabalha, a exemplo de como proceder em situação de afogamento sem se colocar em risco”.

As pequenas Maitê e Mainá Pinho, de 11 e oito anos, participaram pela primeira vez da ação e elogiaram. “Eu achei muito legal, interessante, a gente aprendeu a fazer resgate e curti bastante”, disse Maitê. Já Mainá fez questão de elogiar o pai, Luciano, que é agente de salvamento. “Eu gostei, achei muito boa e importante. É legal esse dia, porque meu pai é salva-vidas, cuida das pessoas. Eu amo meu pai”.

Missão – Em atuação em Salvador desde 1981, a instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desempenha importante trabalho no monitoramento das praias e na proteção da vida de banhistas, em grande parte do litoral soteropolitano. O trabalho se estende pela orla marítima da capital, do trecho que vai da praia de Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, além das ilhas pertencentes ao município, com um efetivo total de 270 agentes.

Criado: 28 Dezembro 2022