Logo Prefeitura de Salvador

Travessia marca Dia dos Salva-vidas no próximo dia 28

Para comemorar o Dia Internacional dos Salva-vidas, no próximo dia 28, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai promover mais uma edição do Nado Amigo, circuito de natação não competitiva, entre a Rua K, em Itapuã, e a praia de Jaguaribe, com percurso de 4 km. Oitenta salva-vidas e nadadores são esperados para participar do evento, com saída da Rua K programada para as 7h. Essa é a 38ª edição da travessia, que é realizada desde 1984. Já a Salvamar está completando 41 anos em 2022. 

Festa na areia – Durante a travessia, crianças e adolescentes, filhos de salva-vidas, vão participar do Salvamar Kids, uma competição lúdica com atividades desportivas, a exemplo de corrida com pé de pato, entrada e saída e natação infantil. As brincadeiras serão conduzidas por profissionais do órgão, na faixa de areia da praia, onde também será montado um circuito com cones e bandeiras. 

Ao final das atividades, os participantes serão premiados com medalhas. A homenagem incluirá um café da manhã com frutas, sucos e café, na praia de Jaguaribe, marcado para ocorrer após a chegada dos nadadores. 

Prevenção – “Estamos salvando vidas há mais de quatro décadas, entendendo que o órgão tenta evoluir a cada dia, levando ações às escolas públicas e fazendo com que a informação preventiva chegue cada vez mais à sociedade, para diminuição do índice de afogamentos nas praias da cidade”, destaca o coordenador e chefe de Planejamento da Salvamar, Kailane Dantas. 

Atualmente, 270 salva-vidas operam em 35 postos, espalhados entre o Jardim de Alah e Ipitanga (proximidades do kartódromo Ayrton Senna). Os profissionais atuam com o salvamento e também com a devolução de crianças perdidas aos seus familiares e responsáveis, além de ações preventivas, com a sinalização e informação à população sobre as áreas mais perigosas da orla, para evitar e reduzir os afogamentos.

Criado: 21 Dezembro 2022

Skip to content