Logo Prefeitura de Salvador

Treinar Para Empregar inicia nova turma para Agente de Higienização Hospitalar

Mais uma nova turma do curso de Agente de Higienização Hospitalar, promovido pelo programa Treinar para Empregar, teve as aulas iniciadas esta semana. O curso é realizado de forma gratuita pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).  

As aulas estão sendo ministradas em parceria com o Centro de Educação Profissional Ludovica, na sede da instituição, em Pau da Lima, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O curso possui carga horária de 80h e garante certificação ao final. 

Os participantes vão aprender sobre limpeza concorrente, limpeza terminal, desinfecção localizada e de terminal, manuseio dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos hospitalares, dentre outros conteúdos. “Conhecimento é a base de tudo. Esse programa vem para somar ainda mais na qualificação do indivíduo”, disse a agente de Higienização Hospitalar e professora da capacitação, Marilene Santos, que também já foi aluna do Treinar para Empregar. 

Para Itana Cunha, uma das participantes do curso, a qualificação é uma oportunidade de se reinserir no mercado de trabalho. “Já faz alguns anos que estou desempregada, então vejo esse curso como uma grande oportunidade de retornar para o mercado, que está bastante competitivo e exigente em termos de qualificação”, declarou. 

Programa e balanço — O Treinar para Empregar tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento do cenário de empregabilidade em Salvador, com a realização de capacitações profissionais que viabilizam o treinamento técnico, comportamental e digital, seja para o mercado formal ou para o empreendedorismo. Associados ao programa também estão os projetos Simm PCD, Simm 50+, Simm CEM e o Simm Mulher. 

No ano de 2021, o programa ofereceu 84 cursos, alcançando a certificação por empregabilidade de 4.102 pessoas e a certificação por empreendedorismo de 7.435 participantes. De janeiro a fevereiro deste ano, o Treinar Para Empregar já ofertou 22 cursos e certificou 450 pessoas.  

Todos os cursos oferecidos pelo programa acompanham as necessidades apresentadas pelo mercado de trabalho. Os cursos são voltados principalmente para a área da saúde, varejo, logística e construção civil. 

Skip to content