Logo Prefeitura de Salvador

Unidade da Fundação Cidade-Mãe em Saramandaia é requalificada

Em mais um investimento para reforçar a área social durante a pandemia da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (21), a reforma do Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) em Saramandaia. A unidade, vinculada à Fundação Cidade Mãe (FCM), tem capacidade para atender 400 crianças e adolescentes com idades entre 7 a 17 anos, oferecendo atividades artísticas e educacionais no contraturno escolar. A entrega do espaço foi realizada de forma simbólica pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e da presidente da FCM, Isabela Argolo, durante solenidade simbólica. 

O CCS de Saramandaia é uma das cinco unidades existentes na capital baiana – as demais estão situadas na Chapada do Rio Vermelho, Periperi, Engenho Velho de Brotas e Piatã. O local, que carecia de intervenções estruturais, teve pavimentação e pintura refeitas, trocas de esquadrias, reparos no telhado e nas instalações hidráulicas e elétricas. A requalificação, portanto, vai proporcionar mais conforto ao público infantojuvenil atendido. 

O equipamento integra a área de proteção básica no município com a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A partir disso, oferece oficinas culturais (artes visuais, capoeira, dança e teatro), além de jogoterapia, cursos de capacitação, informática, apoio pedagógico, psicológico e atendimento psicossocial para crianças e suas respectivas famílias. 

“Este centro estava com suas atividades suspensas desde ano passado com a chegada da pandemia. Nesse período de enfrentamento ao coronavírus e retomada das aulas semipresenciais nas escolas, a comunidade passou a pedir muito que esse equipamento voltasse a funcionar. Para o retorno, fizemos a readequação dos espaços através de uma reforma completa para poder reabrir com toda infraestrutura necessária e com os protocolos que a pandemia exige”, destacou Bruno Reis. 

Ele também acrescentou a importância da unidade para o fortalecimento das políticas sociais e de educação. “Sei que esses centros de convivência conseguem mudar de forma decisiva o presente e futuro das crianças nas comunidades. Os alunos passam a ter atividades durante o dia todo, tendo reforço no aprendizado escolar e até na refeição”. 

Estrutura – Com pavimento térreo e 1º andar, o CCS Saramandaia possui refeitório, cozinha, despensa, banheiros, inclusive para pessoas com deficiência, sala de jogos, laboratório de informática, salas de atividades e de leitura, salão multiuso, almoxarifado e quatro salas de atendimento individual. Atua no local uma equipe multidisciplinar formada por educadores, merendeiras, profissionais de serviços gerais e assistente social.  

“Saramandaia é uma comunidade que apresenta grande carência e desafios, pois, além da questão da vulnerabilidade social, temos outras relacionadas à violência. As crianças estavam com assistência comprometida por conta da suspensão do funcionamento deste local”, disse Isabela Argolo, explicando que a retomada das operações no CCS foi liberada no mesmo decreto que autorizou o retorno semipresencial da Educação municipal e privada. 

A previsão é que as atividades no centro sejam retomadas em junho. “Faremos a divulgação das oficinas e aulas em toda a comunidade para formação de turmas. Nesse tempo de pandemia, precisamos nos reinventar para garantir todo o cuidado necessário no acesso das famílias”, pontuou a presidente da FCM.

Skip to content