Unidade de Acolhimento Institucional é inaugurada em Pituaçu

A primeira Unidade de Acolhimento Institucional, localizada no bairro de Pituaçu, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (17) pela Fundação Cidade-Mãe (FCM), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A estrutura funcionará em parceria com o Juizado da 1ª Vara da Infância e Juventude e tem capacidade para abrigar 20 jovens, a serem encaminhados pela Justiça.

Acompanhada da presidente do Mais Social, Maria do Rosário Magalhães, a presidente da FCM, Risalva Teles, ressaltou que a unidade representa uma nova forma de acolhimento. “Queremos proporcionar aos assistidos um ambiente adequado, buscando fortalecer a própria autoestima e de forma a despertar nesses jovens coisas positivas”, destacou.

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Valter Ribeiro, salientou que a parceria com a FCM visa fortalecer o propósito da atenção a criança e o adolescente.  “Nessa minha gestão encontrei crianças e adolescentes com falta de atendimento e dentro de estruturas inadequadas para acolhê-los. Sabemos que tem muitas instituições com boa vontade de ajudá-los, mas precisamos dar um atendimento digno a estes jovens”, apontou Ribeiro.

Estrutura

A Unidade de Acolhimento Institucional conta com três pavimentos. No andar térreo, os jovens terão atendimento psicopedagógico com acesso a um centro de informática. O primeiro andar tem a mesma estrutura de uma residência, com cinco quartos, sala, cozinha e banheiro.

Já o segundo andar abriga as áreas de cultura e esporte, composta de uma sala de leitura e equipamentos para prática de esporte. Para elevar a autoestima dos acolhidos, os ambientes foi decorado com quadros e poesias na parede.