Unidades de saúde disponibilizam testes rápidos para detecção de DSTs

Sem o Carnaval de Salvador em 2021 devido à pandemia de Covid-19, quem costumava acessar os postos do Fique Sabendo instalados nos circuitos da folia podem acessar as unidades básicas de saúde do município e, no local, fazer o teste para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

De janeiro a dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 469 novos casos de HIV, 1.648 casos de sífilis e 243 casos de hepatites virais na capital baiana. A coordenadora do programa de DSTs/HIV, Daniela Cardoso, alerta para a importância das pessoas continuarem se cuidando e buscando os serviços de saúde.

“As pessoas estão se colocando numa situação de vulnerabilidade ao deixarem de se cuidar. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais cedo é possível tratar. No município não faltam insumos. Inclusive, colocamos à disposição da população por meio dos testes e tratamentos”, declara.

Realizar o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a saúde da pessoa e do parceiro ou parceira. Se o resultado do paciente acusa não ter o vírus, ele tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se o caso for positivo, ele é encaminhado para iniciar o quanto antes o tratamento nos serviços de referência.

Tratamento – Daniela explica que os tratamentos para sífilis e hepatites virais são feitos com medicação e acompanhamento médico nas UBS. Já os pacientes com suspeita de HIV, passam por um processo de aconselhamento para que a equipe possa entender cada caso.

“É um processo um pouco mais delicado, já que alguns chegam amedrontados, temendo o pior. Então encaminhamos para o aconselhamento psicológico antes e após o teste. É importante destacar que pacientes soropositivos podem se tratar e viver por muitos anos”, assinala.