UPA de Periperi funciona pela 1ª vez com equipes completas

Garantir à população do Subúrbio Ferroviário um primeiro atendimento de urgência e emergência de qualidade. Esse é o objetivo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, em Periperi, que pela primeira vez, desde sua reinauguração em outubro de 2012, está funcionado com 100% da capacidade instalada e atendendo a comunidade com equipes de saúde completas.

Visando assegurar a assistência, a Prefeitura contratou uma empresa para realizar o gerenciamento clínico-operacional da unidade, sendo responsável pela execução dos serviços na área de clínica geral, ortopedia e pediatria. Com a contratualização, a UPA Periperi passa a ter capacidade de atender 600 pessoas diariamente, por 24 horas ininterruptas, através da atuação de dois médicos clínicos, dois pediatras e dois ortopedista – o dobro de profissionais antes lotados na unidade.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a reorganização da UPA é um marco na área da saúde, além de ratificar o compromisso da atual gestão com a comunidade do Subúrbio. “Desde o início da nossa administração estipulei o mês de novembro como prazo máximo para o funcionamento pleno da UPA de Periperi. Regularizamos o quadro de profissionais e manteremos uma vigilância permanente para garantir a resolutividade e o atendimento de qualidade à população, e até o final de 2014, com a construção da UPA de Paripe, teremos duas Unidades de Pronto Atendimento da Prefeitura funcionando 24 horas com equipes completas no Subúrbio Ferroviário”, comemorou.

Além da adequação do número de profissionais e das instalações físicas, a Prefeitura também investiu na reorganização do processo de trabalho das equipes estipulando o cumprimento de metas, como a que define o tempo máximo para atendimento do paciente a partir do momento em que der entrada na unidade. Para os casos de baixa e média complexidade, por exemplo, o tempo máximo de espera será de 30 minutos. Já os casos graves serão imediatamente assistidos.

“A desorganização estrutural, associada à falta de profissionais e de insumos imprescindíveis aos atendimentos de urgência e emergência, resultaram no descrédito da unidade, que atualmente atende apenas cerca de 210 pacientes por dia, sendo que tem capacidade para o triplo. A população do Subúrbio pode ter certeza de que hoje conta com um equipamento resolutivo, onde terá suas necessidades atendidas”, afirma o secretário José Antônio Rodrigues Alves.