UPA de San Martin é inaugurada e amplia atendimento de emergência

San Martin passa a contar, a partir de agora, com atendimento de urgência e emergência na área da saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Martin, segunda da atual administração, foi inaugurada nesta terça-feira (10) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves. O equipamento faz parte do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria e oferece, ininterruptamente (24 horas), serviços de urgência e emergência nas áreas de medicina clínica, pediátrica, ortopédica, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, farmácia, apoio diagnóstico e bioimagem. Em março, foi entregue pelo prefeito ACM Neto a UPA de Valéria, com estrutura parecida com o novo equipamento.

A unidade, que possui 1,5 mil m² de área construída, tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia e conta com 24 leitos distribuídos entre os de reanimação, observação, pediátrico e de isolamento. Terá ainda salas de inaloterapia, administração de medicamentos, raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, pequenos procedimentos, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado, além de uma base do SAMU para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações. Até o final do ano, a Prefeitura dobrará o número de unidades de atendimento 24 horas em Salvador, com a inauguração de sete novas UPAs, custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais, beneficiando os bairros de Pirajá, Barris, Brotas, São Cristóvão, Itapuã e Paripe.

O prefeito afirmou que o funcionamento da nova unidade demandará investimentos mensais da ordem de R$ 1,5 milhão. “O mais importante ao entregar uma unidade tão bem feita e equipada é garantir o funcionamento pleno, que efetivamente atenda a população da região. Quando assumimos, tínhamos apenas uma UPA, em Periperi, que não atendia da forma adequada. Conseguimos compor a equipe e hoje o quadro é outro. Há, ainda, uma UPA em Escada, que não é administrada pela Prefeitura e que todos sabem que atende mal. Num esforço para garantir os atendimentos de urgência e emergência na cidade, já entregamos a UPA de Valéria e estão caminhando a passos largos as obras nos Barris e Pirajá. Essas são apenas algumas demonstrações do nosso compromisso com a vida das pessoas”.

O secretário acrescentou que a unidade de San Martin contará ainda com leitos de terapia intensiva e seis médicos por turno, além de serviço de odontologia 24 horas. “Tínhamos nessa região algo em torno de 350 mil pessoas sem nenhuma referência em urgência e emergência. Essa unidade chega no momento certo, oferecendo ininterruptamente serviços em várias áreas, tendo ainda quatro leitos de terapia intensiva”,  exaltou José Antonio. O secretário destacou ainda que os investimentos programados na área da saúde permitirá que 100%  da população do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria também esteja assistida pela Atenção Básica até o primeiro trimestre de 2015.