UPA de Valéria vai atender 500 pessoas por dia

Os moradores de Valéria e adjacências passam a contar, a partir das 7h deste domingo, com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas – a primeira a ser entregue pela Prefeitura desde janeiro de 2013. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta sexta-feira (28) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

02INAUGURACAODAUPA

Em uma área de 1.500 m², a UPA está localizada na Rua do Lavrador (próxima ao Colégio Estadual Noêmia) e vai atender até 500 pessoas por dia. O número é três vezes maior do que o atendimento feito pelo pronto-atendimento Dr. Cézar Vaz de Carvalho, que atende ao bairro. A unidade contará com 19 leitos de observação e quatro de estabilização, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e de traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas, eletrocardiograma e serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta mas que continuam necessitando de cuidados.

A equipe será composta diariamente por seis médicos, sete enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, um assistente social, um nutricionista e um farmacêutico. A UPA de Valéria também contará com uma base do SAMU, permitindo uma resposta mais rápida aos chamados provenientes dos bairros vizinhos como São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Marechal Rondon, Lobato, Bom Juá, Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato, Retiro e Campinas de Pirajá.

2803INAUGURACAODAUPA

O prefeito ACM Neto ressaltou a importância de uma unidade deste tipo para a região de Valéria. “Vamos conseguir desafogar o atendimento nos hospitais, trazendo impacto positivo para a vida das pessoas. A UPA está equipada, inclusive, para atendimento de casos mais graves, ou seja, os moradores não vão precisar mais se deslocar para outros hospitais mais distantes, como faziam antes”.

De acordo com o secretário José Antonio Rodrigues Alves, esta é a maior unidade de pronto atendimento sob atuação do município. “A UPA vai garantir uma resolutividade na prestação de assistência de urgência e emergência, tendo o perfil voltado para esta região. O projeto de construção é de 2009 e estava paralisado. Desde a visita do prefeito ao local, em fevereiro, foi dada velocidade às obras”, afirmou o secretário. A administração da unidade será feita pela Pró-Saúde.

Somente em 2014, a Prefeitura vai entregar oito UPAs custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais. Está em andamento às obras de construção das unidades San Martin, Parque São Cristóvão, Itapuã, Brotas, Barris, Pirajá e Paripe.