Logo Prefeitura de Salvador

USF Ilha de Bom Jesus realiza ação de prevenção a queimaduras nos festejos juninos  

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de equipes multidisciplinares da Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha de Bom Jesus dos Passos, realizou nesta quarta-feira (15) uma ação inédita nas ruas da localidade, para alertar a comunidade quando à importância da prevenção de queimaduras, neste período de festas juninas, quando aumenta o uso de fogos de artifício e de fogueiras. Na próxima semana, a ação ocorrerá nas USFs das ilhas de Paramana e Maré.  

Durante a mobilização, o grupo multidisciplinar composto por enfermeira, nutricionista, técnica em enfermagem e agentes comunitários de saúde, orientou a comunidade sobre os fatores que podem desencadear acidentes, como o alcoolismo, o uso do álcool em gel e a manipulação de fogueiras e fogos de artifícios. Foi possível, ainda, apresentar para os moradores os principais tipos de queimaduras e os cuidados com estes acidentes.    

De acordo com Jaina Rios, diretora do Instituto Provida e responsável pela gestão das USFs nas ilhas, são comunidades que, por tradição, utilizam os artefatos juninos. “A ação quer contribuir para que os moradores compreendam os perigos e os cuidados, que devem ser adotados, na manipulação desses instrumentos”, destaca. 

Skip to content