USF Joanes Leste é entregue reformada à comunidade do Lobato

A Unidade de Saúde da Família (USF) Joanes Leste, no Lobato, foi entregue hoje (21) pelo prefeito ACM Neto totalmente reformada, equipada e mobiliada para ofertar serviços de atenção integral à criança, adolescente, mulher, homem, adulto e idoso, além de saúde bucal. Há cerca de 10 anos, a unidade não passava por manutenção, o que comprometeu os serviços oferecidos no local. Agora, a USF terá capacidade para atender 375 pessoas por dia, através da atuação de três equipes de saúde da família e três de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas, três enfermeiros generalistas, quatro técnicos de enfermagem, 18 agentes comunitários, três dentistas generalistas e três auxiliares na área bucal.

O prefeito ACM Neto lembrou que visitou a unidade no começo da gestão, quando constatou a necessidade de obras para devolver aos moradores a prestação de um serviço de qualidade. “Vi que o posto, doado à Prefeitura em 2002, estava em situação muito precária. A realidade desse posto era a mesma das demais unidades, que há muitos anos não recebiam investimento para sua manutenção. Mesmo com todas as restrições orçamentárias, na minha cabeça saúde tem de ser prioridade. Por isso, pedi que fosse iniciado o processo de recuperação e estamos, inclusive, ampliando nossa rede, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai ser construída em Periperi”, afirmou ACM Neto.

O secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, agradeceu o empenho da equipe da pasta na reforma dessa e das demais unidades que passam por intervenções – até o final do ano, 70% da rede estará reformada ou em reforma – e reiterou o compromisso de completar as equipes de profissionais em toda a cidade. “Nessa unidade, tínhamos três equipes de saúde da família, mas apenas um médico. Agora, as três equipes estão completas e continuamos ampliando a assistência à saúde. Estamos lutando para que, até o final do ano, todas as unidades tenham equipes de profissionais completas, garantindo também a assistência farmacêutica”, observou José Antônio.