Vacina Express garante imunização de idosos com a 3ª dose em domicílio

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, no começo de setembro, a vacinação da terceira dose para idosos acima de 80 anos, como forma de reforçar a imunização contra a Covid-19. Além dos drives e postos fixos instalados em Salvador, os agentes do órgão também promovem a vacinação em domicílio, por meio do Vacina Express. Através deste serviço, pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas podem agendar a aplicação do imunizante sem sair de casa.

Somente no Distrito Sanitário de Itapagipe, nesta quarta-feira (8), 21 idosos foram visitados pelos técnicos de saúde, em bairros como Bonfim, Caminho de Areia, Monte Serrat, Massaranduba, Ribeiro, Roma, Uruguai, Vila Ruy Barbosa e no Lobato. Destes, 17 receberam a terceira dose do imunizante Pfizer/BioNTech.

Uma dessas pessoas foi a irmã Raimunda de Oliveira Carvalho, no Convento da Sagrada Família, no Bonfim. Aos 92 anos, a idosa está acamada em decorrência do Mal de Alzheimer, e recebe os cuidados de Vanessa Oliveira, enfermeira do convento. Das 52 abrigadas no local, 15 irmãs estão acamadas e com dificuldades de locomoção.

Para a cuidadora, o Vacina Express é muito importante para as internas do convento. “O serviço para nós foi gratificante, só tenho a agradecer à prefeitura. A maioria delas tem Alzheimer, baixa mobilidade dos membros e, sem esse serviço, teríamos muita dificuldade. É fundamental ter nossas irmãs vacinadas com essa terceira dose de esperança”, destacou Vanessa.

Na casa de dona Ondina Conceição Barbosa, de 91 anos, a equipe foi recebida pela irmã dela, Efigênia Tereza, de 89 anos. Ela conta que Ondina perdeu a mobilidade depois de uma queda. Para ter acesso ao serviço em domicílio, contaram com a ajuda de um vizinho para fazer o agendamento. “Cuido de Ondina sozinha e não ia conseguir levar ela pra vacinar. Sou muito grata aos técnicos por isso”, declarou Efigênia.

“As pessoas ficam felizes em receber essa proteção e a gente mais ainda em estar levando a vacina. É muito gratificante para nós”, declarou a enfermeira Constância Gondim, que acompanhou a organização da saída das vacinas para os domicílios. A rotina começa na Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi), na Vasco da Gama.

Funcionamento – Disponível desde fevereiro deste ano, o Vacina Express já atendeu a cerca de 14 mil pessoas elegíveis para a vacinação contra a Covid-19, que estejam acamadas ou com dificuldade de locomoção, para receber o imunizante em casa. O público é formado por idosos, pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, pacientes oncológicos, pessoas com doença falciforme ou em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, pessoas com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoas com síndrome de Down.

Diariamente, são disponibilizadas 100 vagas para o serviço gratuito, que funciona de segunda a sexta-feira em todos os distritos sanitários da cidade. O agendamento pode ser feito a partir das 8h, através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. Quem utilizou o serviço anteriormente não precisa de novo agendamento – as equipes retornam ao domicílio automaticamente, no período indicado pela estratégia de vacinação.