Vacinação antirrábica acontecerá em quatro shoppings neste fim de semana

Para intensificar a proteção de cães e gatos contra a raiva, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma edição especial da Campanha de Vacinação Antirrábica em pontos comerciais com alta circulação de pessoas, neste sábado (3), das 9h às 16h, e domingo (4), das 12h às 17h. Funcionarão um drive-thru no Shopping da Bahia (Estacionamento I, em frente ao Capemi), e outros quatro pontos nos shoppings da Bahia (Pet Park), Bela Vista (L1 – Alameda de Serviços), Paralela (Pet Park – praça de eventos) e Salvador (Estacionamento G1 – Setor Verde – Alameda de Serviços).

A meta da estratégia é vacinar 190 mil cães e gatos na cidade. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. De acordo com a SMS, o último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. No entanto, nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos e, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato.

Orientações drive-thru – Os tutores que comparecerem ao ponto drive-thru devem levar os animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que além do condutor do veículo, tenha uma outra pessoa para conter o animal durante a vacinação.

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. Nos casos de cães de grande porte, a aplicação da dose deve ser realizada fora do veículo, para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira.

Campanha – A oferta da vacina também acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ (71) 3611-7331, onde é possível também tirar dúvidas.

Criado: 02 Setembro 2022