Logo Prefeitura de Salvador

Vacinação antirrábica segue com pontos drive-thru e fixos neste fim de semana

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Salvador prossegue no fim de semana com a aplicação das doses no sistema drive-thru neste sábado (27) e domingo (28), no estacionamento do Módulo 1 da UniFTC, na Avenida Paralela, das 9h às 16h. 

Além disso, seis pontos fixos/itinerantes com vacinadores vão reforçar a proteção dos animais contra a raiva. As ações acontecem no estacionamento L1 Sul do Shopping Barra e no Pet Park do Shopping Paralela, no sábado (27), das 9h às 16h, e no domingo (28), das 12h às 17h. Os demais pontos estarão instalados no fim de linha dos bairros de São Caetano e Fazenda Grande, das 9h às 16h. 

Durante a semana, a oferta da vacina acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h, em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ, no número (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas. 

Mobilização – Iniciada no dia 8 de agosto, a campanha antirrábica já protegeu quase 90 mil dos 190 mil animais existentes na capital baiana. Devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. 

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, alerta a chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas. 

Orientações – Para a vacinação no sistema drive-thru, os tutores devem levar os animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma segunda pessoa para conter o animal durante a vacinação 

O cão ou gato não deve ser vacinado pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira.

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content